REDE MUNICIPAL

Alfabetização em Campinas chega a 83% no 2º ano

Provinha Brasil mostra que 8 em 10 alunos já são considerados leitores; índice anterior era de 48%

Patrícia Azevedo
11/10/2013 às 09:03.
Atualizado em 25/04/2022 às 00:34
Jonas Donizette entre estudantes na Emef Clotilde Barraquet Von Zuben, no Jardim Florence 2, que teve a maior evolução, de 31% para 77% ( Dominique Torquato/AAN)

Jonas Donizette entre estudantes na Emef Clotilde Barraquet Von Zuben, no Jardim Florence 2, que teve a maior evolução, de 31% para 77% ( Dominique Torquato/AAN)

O mundo da pequena Bianca Caldas, de 8 anos, se expandiu quando ela começou a ler, no ano passado. Ela ficou mais confiante, determinada e ávida por livros. A menina é uma das 1.087 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Campinas que participaram do Provinha Brasil, um exame que avalia a alfabetização dos jovens estudantes. E foi por causa de crianças como Bianca que este ano os alunos bateram um recorde de rendimento escolar. De acordo com a avalição, em 2013, os alunos atingiram um rendimento de 83%, superando a marca histórica de 56% registrada na rede em 2010. No ano passado, esse número ficou em 48%. Foto: Dominique Torquato/AAN Bianca, 8 anos, começou a ler no ano passado: bons resultados no exame O exame mostrou que 902 dos alunos de 75 salas atingiram os níveis 4 e 5 — os mais altos numa escala de 1 a 5 —, no qual a alfabetização está consolidada. O exame, que consiste em 20 questões de múltipla escolha, é um teste de proficiência em leitura produzido pelo Ministério da Educação. Aplicado desde 2009 em Campinas, o teste deste ano mostrou que oito entre dez estudantes do segundo ano podem ser considerados leitores.A melhora no desempenho dos alunos é atribuída ao acompanhamento das turmas pelo mesmo professor no 1 e 2 anos e à valorização dos docentes. A secretária de Educação de Campinas, Solange Villon Kohn, destacou a importância da alfabetização para o desenvolvimento escolar da criança no futuro. “Compreender o significado dos textos é o primeiro passo para adquirir conhecimento de qualidade e pensar criticamente”, afirmou.Os resultados da Provinha Brasil foram apresentados na manhã de ontem durante uma cerimônia na escola Clotilde Barraquet Von Zuben, que fica no Jardim Florence 2. A escola foi escolhida para sediar o evento porque foi a unidade que apresentou a maior evolução no desempenho da prova, passando de um índice de 31% para 77%.Professores e educadores que estiveram nesta quinta-feira (10)no evento destacaram a importância da participação da família no acompanhamento da vida escolar do filho. “No caso da Bianca, ela teve um acompanhamento de perto da mãe (Quitéria Caldas) e isso mostra a importância. Nenhuma criança se alfabetiza se não tiver o acompanhamento dos pais”, afirmou a professora Regina Célia Fogagnoli. ProjetosA secretária de Educação afirmou que, para manter os resultados obtidos este ano, está incentivando os professores a permanecerem em suas escolas e a ficarem por mais tempo com as crianças nessa fase.O prefeito Jonas Donizette (PSB) afirmou que alguns projetos educacionais previstos em seu governo para 2015 deverão ser adiantados para o ano que vem. “Em 2014, duas escolas (Caic da Vila União e Emef Padre Francisco Silva) passarão a funcionar em período integral, oferecendo reforço escolar. E estamos buscando terrenos para construir na periferia os Núcleos da Esperança, em que as crianças terão atividades escolares, esportivas e culturais”, afirmou.O plano da Prefeitura é construir cinco núcleos até o final deste mandato, além de ampliar o número de escolas que funcionarão em período integral. “Temos mais duas escolas que se interessaram e irão começar a se preparar para funcionar em período integral”, afirmou a secretária de Educação.

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