RACHA

Ala tucana vai à esfera estadual contra eleição

Grupo pede interferência no processo que elegerá comando local

Milene Moreto
milene@rac.com.br
16/04/2013 às 07:44.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:12

A ala tucana que se manifestou descontente com a eleição parcial do diretório campineiro do PSDB, realizada no último domingo, vai apresentar até sexta-feira um pedido de impugnação do pleito na esfera estadual da legenda. O pedido, segundo o vereador Artur Orsi (PSDB), se baseia no não cumprimento dos prazos estatutários pela atual direção da sigla para que os filiados apresentassem a composição das chapas. A eleição do PSDB ocorreu sob clima de tensão e discussão entre os filiados. A única chapa apresentada foi a que tinha como o nome para a presidência o da deputada estadual Célia Leão, que atualmente comanda a sigla.

Célia, porém, não foi reeleita, devido ao adiamento do pleito. Segundo a deputada, o processo não foi interrompido por conflitos. Foi adiado para a próxima quinta-feira, diz, por ter durado mais que o tempo estimado. Foram eleitos no domingo 51 titulares e 17 suplentes. O que ainda passará por votação são os cargos da comissão executiva, o que inclui a presidência.

O racha dentro do PSDB vem de anos e as divergências entre Célia, Orsi e o deputado federal Carlos Sampaio não são novidade entre os filiados. Célia e Carlão integram — eventualmente — a mesma ala, enquanto Orsi, o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira e, segundo o vereador, o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, pertencem a um outro grupo dentro do diretório.

Segundo Orsi, o partido cresceu este ano, conquistou maior número de integrantes na Câmara, com uma bancada que soma cinco vereadores e, portanto, o diretório deveria contemplar outros núcleos. “Também temos participação no governo, com secretário e o vice-prefeito, portanto, defendemos uma composição que reúna integrantes de todas essas representações. A chapa apresentada deixou de fora o vereador mais bem votado (Orsi) e o vice-prefeito da cidade (Henrique Magalhães Teixeira)”, afirmou.

Mesmo que o processo seja impugnado e o PSDB tenha que voltar atrás e realizar uma nova eleição, Orsi disse que não vai sair candidato. “Já temos um novo nome. Uma pessoa nova que trará oxigênio para o partido. Hoje o PSDB de Campinas está perdendo espaço e filiados porque não valoriza seus militantes, não se discute ideias ou propostas. O PSDB hoje tem apenas uma cara”, disse Orsi.

Questionamento

O vereador considera que o processo eleitoral do PSDB de Campinas foi “obscuro” e não respeitou as regras estatutárias. Segundo o tucano, o prazo para a inscrição das chapas, que deveria ser de 15 dias, foi de apenas seis. Orsi atualmente é o secretário da Executiva. Ele afirmou que não foi chamado para participar das decisões sobre o pleito e chegou a procurar a direção da legenda para propor o equilíbrio de forças dentro da chapa. “Mas não foi o que aconteceu. Houve a publicação do edital chamando para a eleição sem que houvesse conversa dentro do partido.”

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira disse que um pedido de adiamento da eleição foi apresentado para reequilibrar as forças dentro da chapa, mas a solicitação não foi acatada. “Não sou eu ou o Orsi que estamos querendo participar. Existem militantes históricos que ficaram de fora da composição do diretório. O partido precisa se abrir para a modernização e para o debate”, afirmou Henrique.

Reação natural

A deputada estadual Célia Leão foi procurada pelo Correio ontem para comentar a posição de Orsi e Henrique, mas não retornou até o fechamento desta edição. Ela disse no dia do pleito que as reivindicações de Orsi eram naturais. “Hoje temos uma bancada de cinco vereadores, dois deputados eleitos, um vice-prefeito e um secretário. É uma gama enorme de pessoas, que se soma à base do partido. Para esse diretório, o momento é de reorganizar a legenda e fortalecer a raiz municipal. Todos foram chamados. E no ano passado houve um longo processo de debate político em todas as instâncias”, disse Célia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por