NAS ALTURAS

Aeroporto dos Amarais cria nova atração no céu

Aeronaves coloridas encantam e atraem os olhares de moradores dos bairros Castelo e Chapadão

Patrícia Azevedo
patricia.azevedo@rac.com.br
23/05/2013 às 08:46.
Atualizado em 25/04/2022 às 14:56

Monomotor visto através de grade de proteção na região do Aeroporto Campo dos Amarais ( César Rodrigues/AAN)

Olhar para o céu é um hábito que se torna raro com a correria do dia a dia. São poucas as pessoas que ainda têm tempo para apreciar as estrelas ou as nuvens. Nos bairros Castelo e Chapadão, uma nova atração tem feito os moradores voltarem os olhos para o céu e se surpreenderem. Eles contam que a constante movimentação de aeronaves que decolam do Aeroporto Campo dos Amarais mudou a paisagem aérea.

Foto: César Rodrigues/AAN Helicóptero pousa nos Amarais, onde foram registrados 7,9 mil aterrissagens e decolagens no primeiro quadrimestre, média de 66 por dia Helicópteros coloridos e aviões de diversos modelos encantam os olhares mais atentos. O engenheiro aposentado Rosiclerk Cavassani conta que gosta de observar os vários tipos de aeronaves que passam pelo local. “Eu sou engenheiro naval, mas queria trabalhar com aviões. Adoro aeronaves e fico admirando os modelos que passam por aqui diariamente”, diz.

E, ao contrário do que ocorre no entorno de grandes aeroportos, a população só tem elogios e nenhuma reclamação sobre a presença das aeronaves. “Elas não fazem barulho porque são pequenas. Não incomodam e ainda a gente consegue ver vários modelos diferentes. É uma diversão para quem gosta de aviação”, comenta o aposentado.

A dona de casa Silvia Elisa Silva também não se sente incomodada pela movimentação. “São aeronaves pequenas, não voam baixo e não fazem barulho excessivo. Morar na região de Viracopos é que não deve ser fácil. Aqui é uma atração porque as crianças mais novas adoram”, afirma.

Para cima

Nos quatro primeiros meses do ano, foram feitos 7,9 mil pousos e decolagens no Campo dos Amarais, uma média de 66 por dia. “O movimento é maior no início da manhã, entre as 7h e as 10h, e no final da tarde”, diz Cavassani.

O morador do Chapadão Osvaldo Nivolone conta que reparou no aumento da circulação de aviões desde o ano passado. “É uma distração observar a movimentação de aviões. Eu gosto mesmo é quando vêm as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça fazer show para as crianças.”

O movimento de passageiros no aeroporto cresceu 37% em 2012, na comparação com o ano anterior. Segundo os dados do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), em 2011, 20.643 passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto. Em 2012, esse número subiu para 28.194 usuários.

A dona de casa Sônia Côrte Brilho conta que a tranquilidade do bairro é quebrada, de forma positiva, pelas passagens das aeronaves. “Aqui é um sossego, quando passa um bando de maritacas e aviões é até bom porque faz um barulhinho”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por