Cerimônia ocorreu em Viracopos com a presença do prefeito Dário Saadi
Na fuselagem da aeronave Airbus A320neo, logo abaixo da janela do cockpit, aparece o nome de batismo do avião “Céu Azul de Campinas” (Gustavo Tilio)
Campinas passou a ser a primeira cidade do país a ter uma aeronave da Azul Linhas Aéreas batizada com seu nome. O evento ocorreu na manhã de segunfa-feira (11) no salão de manutenções da companhia aérea, no Aeroporto Internacional de Viracopos, e faz parte das comemorações dos 248 anos do município, celebrado no próximo dia 14. O batismo contou com as presenças do prefeito Dário Saadi (Republicanos) e com o chefe do Executivo de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A aeronave Airbus A320neo passou a se chamar Céu Azul de Campinas, com direito a quatro garrafas de champanhe dando um banho próximo da janela do cockpit. O avião, que tem a capacidade de levar cerca de 180 pessoas, dependendo da configuração, opera de forma regional, sem rotas fixas, podendo ir para qualquer cidade do Brasil.
"Esta é a primeira vez que um avião leva o nome de uma cidade. Além disso, Campinas também tem as andorinhas como símbolo da cidade, o que ressalta ainda mais a importância da aviação. Por fim, considero que foi um belo nome escolhido para a nossa aeronave e também para participar dos 248 anos desta cidade que nos acolheu no início da empresa", afirmou Fábio Campos, diretor de relações institucionais da Azul.
Durante o evento, a Azul também anunciou que vai passar a apoiar a Orquestra Sinfônica de Campinas. Os detalhes serão definidos nas próximas semanas, mas também foi comemorado pelo prefeito Dário Saadi. "O evento foi fantástico. Batizar um avião com o nome da cidade mostra a importância que a Azul dá para Campinas. Além disso, tem o apoio que vai vir para a Orquestra Sinfônica, que vai ajudar na parte cultural e contribuir ao levar o nome de uma instituição, que é a Sinfônica, para outros Estados deste país", afirmou.
O Aeroporto Internacional de Viracopos é a principal base da Azul Linhas Aéreas no Brasil e conta atualmente com uma média diária de 155 voos diários e diretos para mais de 60 destinos no Brasil e no Exterior. Além de transformar a cidade em hub, a companhia dispõe de dois importantes espaços para o desenvolvimento do setor aéreo e de profissionais que trabalham na companhia: o Hangar de manutenção e a universidade corporativa UniAzul.
Outros eventos
No dia do aniversário da cidade será realizado um evento no Paço Municipal, com a participação de consulados de oito países, apresentações culturais e comidas típicas. Neste mesmo dia, a Guarda Municipal comemora 25 anos, em evento na Pedreira do Chapadão. Também no dia 14 será entregue o Meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão) do Taquaral, que faz parte do projeto Cidade Amiga das Abelhas Nativas e o Ceasa inaugura o Jardim dos Sentidos no Mercado de Flores.
No dia 17, Campinas terá a volta da Corrida dos Distritos, com a realização da etapa Campo Grande. A prova de atletismo também terá etapas nos distritos de Nova Aparecida (14/08), Barão Geraldo (04/09), Joaquim Egídio (12/10) e Ouro Verde (02/11), com encerramento no Centro (18/12). No mesmo dia 17, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresentará na Concha Acústica do Taquaral com a participação da cantora Fafá de Belém.
No dia 20, a Prefeitura promove a entrega da ciclovia da Avenida Jesuíno Marcondes Machado, na Nova Campinas. Já a Clínica Veterinária Móvel será inaugurada no dia 21 e no dia 22 a população vai receber a reforma do Terminal de ônibus de Barão Geraldo.
Outros destaques da programação são o anúncio de implantação de uma unidade do Ceprocamp na região do Campo Belo, entrega de 11 academias para pessoas da terceira idade em praças públicas, ordens de serviço para a construção de cinco áreas de lazer, o lançamento do programa Simplifica Campinas (com foco na desburocratização de processos), o lançamento das Olimpíadas do Servidor e vários eventos na Mata de Santa Genebra.