TRANSTORNO

Adutora rompe e deixa 50 mil sem água em Valinhos

Problema segue até terça-feira (6); para minimizar os prejuízos, prefeitura fará um rodízio emergencial

Marita Siqueira
05/08/2013 às 06:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 06:31
Durante todo o domingo funcionários do DAE trabalharam para resolver transtorno: ordem é economizar ( Dominique Torquato/AAN)

Durante todo o domingo funcionários do DAE trabalharam para resolver transtorno: ordem é economizar ( Dominique Torquato/AAN)

Cerca 50 mil moradores de Valinhos poderão ficar sem água até terça-feira (6) após uma adutora, responsável por 25% do abastecimento de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, ter se rompido. O acidente aconteceu às 15h30 do sábado (4). A empresa, por sua vez, fornece água à metade da população, enquanto a outra parcela recebe o tratamento do ETA 2. Para minimizar os prejuízos será feito um rodízio emergencial entre os bairros. Durante a tarde de domingo (4), houve interrupção do abastecimento nos bairros Jardim Pinheiro, Vila Santana, Fonte Nova, Colina dos Pinheiros e Ana Carolina. À noite foi a vez do Santa Maria, São Luiz, Santa Gertrudes, Samambaia, Bosque dos Eucaliptos, Samaritano, Flor da Serra, Le Village e Di Nápoli. A situação deve se estender a outros locais. Segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE), vão ser afetados hoje os bairros da Vila São Cristóvão, Jardim Maracanã, Jardim do Lago, Jardim Universo e Jardim Paiquerê, Castelo, Jardim Silvania, Jurema, São Joaquim, Chácara Flora, Jardim América II, Mirante do Lenheiro, Alto da Boa Vista, Alto da Colina, Cerejeiras e Vila Moleta. No período da tarde, o abastecimento ficará suspenso na Chácara Silvânia, Vale do Itamaracá, Village Visconde do Itamaracá I e II, Cafezais, Terras do Paiquerê, Oruam, Village Florence, Millenium, Santo Antônio, Terra Nova, Boa Esperança e Castelo.Numa previsão otimista, o diretor de operação e manutenção da DAE Valinhos, Eliseu Dias, afirma que poderá se normalizar no final do dia de hoje. “Vamos fazer um rodízio entre os bairros para que não haja tanto prejuízo para a população, mas o reparo deve terminar mesmo só na terça-feira”, diz Dias. Não se sabe o motivo do rompimento. Durante todo o domingo, funcionários da empresa trabalharam no reparo da adutora, que fica dentro de uma propriedade privada na zona rural. Três tubos novos foram transportados ladeira a baixo, literalmente, para fazer um reparo emergencial com o intuito de liberar aos menos a água que lá está acumulada. A recomendação é para que os moradores economizem água para evitar o desabastecimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por