CADEIRA NÚMERO 1

Adelmo Emerenciano é o mais novo imortal da ACL

Posse do advogado ocorreu em cerimônia solene realizada ontem à noite na sede da Academia Campinense de Letras

Luis Eduardo de Sousa/[email protected]
15/06/2024 às 15:03.
Atualizado em 15/06/2024 às 15:03
Mesa responsável pela condução da cerimônia de posse de Adelmo Emerenciano, omais novo integrante da Academia Campinense de Letras: 'Integrar a Academia, por si só, é uma honra muito grande, mas integrá-la com as pessoas que hoje a compõem, torna ainda mais satisfatório' (Alessandro Torres)

Mesa responsável pela condução da cerimônia de posse de Adelmo Emerenciano, omais novo integrante da Academia Campinense de Letras: 'Integrar a Academia, por si só, é uma honra muito grande, mas integrá-la com as pessoas que hoje a compõem, torna ainda mais satisfatório' (Alessandro Torres)

A Academia Campinense de Letras (ACL) empossou, na noite de ontem, o seu mais novo acadêmico, o advogado Adelmo Emerenciano. A cerimônia solene teve início na instituição às 19h30, com abertura do presidente da casa, Jorge Alves de Lima. A apresentação do homenageado foi realizada por Ítalo Hamilton Barioni, também membro vitalício da ACL e presidenteexecutivo do Correio Popular. O advogado ocupa a cadeira de número 1, cujo patrono é o jornalista e historiador Leopoldo Augusto do Amaral Gurgel, nascido em Campinas em 1856. O antecessor dessa cadeira, Fernando Antonio Abrahão, também foi historiador e por mais de 30 anos foi diretor do Centro de Memória da Unicamp.

O presidente Jorge Alves de Lima afirmou que a escolha de Emerenciano vislumbra renovar a Academia, em suas práticas e ritos, de modo a abastecer a instituição de novas ideias. "A Academia, hoje, está em um momento extraordinário, pois estamos renovando os quadros dos acadêmicos, e a vinda do Adelmo é uma projeção da Academia no futuro. Temos visto muitas entidades, por vezes centenárias, que se perdem no tempo, se acabam, e a preocupação nossa é deixar quadros novos para o futuro", declarou. "É competente, tem projeção nacional, internacional e muito amor pela Academia. Tudo isso constitui muitas esperanças, de projeção em nível estadual e federal", complementou o presidente da instituição.

CERIMÔNIA SOLENE

Após a outorga do diploma de novo membro, Emerenciano recebeu o medalhão honorífico e realizou seu primeiro discurso como imortal da ACL. Seguiu-se o tradicional momento musical da cerimônia com uma apresentação do tenor João Gabriel Bertolini e da soprano Marina Gabetta, ambos acompanhados pelo piano de Paula Petrogelli. O repertório escolhido foi parte italiano, parte brasileiro. Enquanto o cantor lírico interpretou "E Lucevan le stelle", de Giacomo Puccini, e "Mattinata", de Ruggero Leoncavallo, a soprano cantou "Bachianas 5", de Villa-Lobos, e "Babbino Caro", também de Giacomo Puccini. A performance encerrouse com o dueto interpretando: "Brindisi", da ópera "La Traviata". O evento terminou com um coquetel para os presentes.

TRAJETÓRIA DO ACADÊMICO

Com quase 30 anos de carreira, Adelmo Emerenciano é advogado especialista em Direito Empresarial e Tributário. Sócio-fundador do escritório Emerenciano, Baggio & Associados - Advogados, ele atua representando corporações estrangeiras e nacionais, dentro e fora do Brasil. É educador na sua área há mais de 25 anos, com vários livros e artigos publicados, além de conferências realizadas em diversos países. Entre suas obras, estão os livros "Procedimentos Fiscalizatórios e a Defesa do Contribuinte" (Ed. Copola, 1995) e "Tributação no Comércio Eletrônico" (Editora Thomson - IOB, 2003). É graduado pela PUC-Campinas, mas também estudou na PUC-SP, na São Leopoldo Mandic, na Fundação Getúlio Vargas e na University of California (Davis).

"Vai honrar essa Academia, uma vez que já venceu na terra, tendo saído do interior e trilhado importante caminho até seu sucesso na advocacia. Venceu os mares e, como ave de arribação, pousa em nossa Academia para nos honrar eternamente na imortalidade da ACL", destacou o presidente- executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni.

"A ACL é uma instituição muito respeitada e reconhecida. Integrar a Academia, por si só, já é uma honra muito grande, mas integrá-la com as pessoas que hoje a compõem, torna ainda mais satisfatório. É uma boa surpresa ter sido eleito, e isso me trouxe uma alegria maior ainda, por verificar que meu trabalho é reconhecido", declarou Emerenciano.

NOVAS POSSES

Adelmo Emerenciano não foi o único eleito para as cadeiras vagas na ACL. Outras duas cerimônias de posse estão marcadas para os próximos meses. O médico e escritor Flávio Antonio Quilici, que será empossado em evento no dia 15 de julho, vai assumir o assento número 5, cujo primeiro ocupante foi João Lourenço Rodrigues, professor e diretor de escola em Campinas e região. O último acadêmico a ocupar a cadeira 5 foi Adão Carlos Ferreira do Nascimento.

A cantora lírica Vera Pessagno Bréscia tem sua cerimônia de posse marcada para 12 de agosto. Ela lembra que sempre foi reconhecida pela carreira na música, mas que está muito contente por ter esse espaço na Academia através das letras. "É uma grande honra e uma alegria poder dizer que agora sou imortal na Academia Campinense, importantíssima por sua história e edificação", afirmou. Vera vai ocupar a cadeira 24, que originalmente pertenceu ao poeta, teatrólogo e historiador Benedito Otávio de Oliveira, figura emblemática no cenário cultural de Campinas. O acadêmico antecessor foi Luiz Carlos Ribeiro Borges.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por