nesta quinta-feira

ACL celebra os 91 anos da Revolução de 32

O evento está marcado para ter início às 19h30, na sede da Academia Campinense de Letras

Da Redação
06/07/2023 às 09:14.
Atualizado em 06/07/2023 às 09:14
Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Praça Voluntários de 32, em frente ao Cemitério da Saudade (Kamá Ribeiro)

Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Praça Voluntários de 32, em frente ao Cemitério da Saudade (Kamá Ribeiro)

Os 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 serão celebrados nesta quinta-feira, dia 6, pela Academia Campinense de Letras (ACL) e a Sociedade de Veteranos MMDC Campinas – Núcleo Aldo Chioratto. O evento está marcado para ter início às 19h30, na sede da ACL, localizada na Rua Marechal Deodoro, 525, Centro de Campinas.

A cerimônia contará com palestra do pesquisador de História e escritor Rodrigo Gutenberg, que abordará o tema “Guilherme de Almeida e a Revolução de 32”. Gutenberg teve participação no Júri Simulado do Caso MMDC - 32 em todas as edições, ocorridas no Tribunal de Justiça de São Paulo, e é autor do livro “Ensaio Sobre a Historiografia da Revolução de 32” e coautor do livro “História e Arte - O Relicário da Revolução de 32”, entre outros.

A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 1932, ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul entre julho e outubro de 1932. O objetivo era derrubar o governo provisório do presidente Getúlio Vargas e convocar uma nova Assembleia Nacional Constituinte. MMDC é o acrônimo pelo qual se tornou conhecido o levante e representa as iniciais dos nomes dos paulistas mortos pelas tropas federais no confronto ocorrido em 23 de maio de 1932: Euclides Miragaia, Mário Martins, Dráuzio Marcondes e Antônio Camargo.

Como parte das comemorações alusivas à data que acontece nesta quinta-feira (6) na ACL, e já mirando o centenário da Revolução, os organizadores do evento farão o lançamento da “Moeda Challenge-Coins Guilherme de Almeida”, honraria que será outorgada a 20 autoridades, entre elas militares e civis, como membros da própria ACL e do movimento MMDC de Campinas e São Paulo. O escritor campineiro Guilherme de Almeida é um dos homens mais lembrados da história da Revolução.

“O lançamento da moeda significa um marco e a outorga será para pessoas que muito fazem por São Paulo, pelo Brasil e pelo Culto à Revolução Constitucionalista de 32. O MMDC Campinas fará novas outorgas nos próximos anos, teremos um concurso literário com o tema Guilherme de Almeida e a Revolução de 32, palestras nas escolas e também visita guiada ao Museu Paulo Camargo”, adiantou o vice-presidente do Núcleo Aldo Chioratto. Segundo ele, as visitas ao museu, que leva o nome de seu pai e está localizado dentro do 8º. Batalhão da Polícia Militar, vão acontecer de 23 de maio a 9 de julho de 2024.

As solenidades dos 91 anos da Revolução de 1932 continuam no domingo. Às 9h, no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Praça Voluntários de 32, no Cemitério da Saudade, haverá formatura cívico-militar e outorga da Medalha Constitucionalista para várias autoridades, entre elas o prefeito da cidade, Dário Saadi, os coronéis da Polícia Militar, Adriano Augusto Leão e Paulo Henrique Rosas, o general de Brigada, Agnaldo Oliveira Santos, e o historiador Jorge Alves de Lima. A solenidade no domingo está sendo organizada pelo movimento de Campinas e pelo Núcleo Luz da Pátria, de Itapira, além da própria PM.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por