FORÇA-TAREFA

Ação vai combater trabalho infantil em cemitérios

A prática é comum em datas comemorativas como o Dia das Mães, dos Pais e Finados

Bruna Mozer
06/02/2013 às 19:17.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:28

Uma força-tarefa foi discutida nesta quarta-feira (5) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para impedir que crianças e adolescentes trabalhem limpando lápides e placas em cemitérios de Campinas.

A identificação dessas crianças foi feita pela ONG Movimento Vida Melhor, especializada na assistência social a menores vítimas do trabalho infantil.

Segundo informações da entidade, no feriado de Finados, em novembro de 2012, foram encontradas 21 crianças (com idade entre 11 e 15 anos) nessa situação.

A prática, de acordo com a ONG, é comum em datas comemorativas como o Dia das Mães, dos Pais e Finados.

Segundo a coordenadora da ONG, Verônica Rosa, a maior parte das crianças possui famílias e aproveitam a oportunidade para ganhar algum dinheiro, cujos valores variam entre R$ 5 e R$ 10 por limpeza, quando é utilizada uma solução ácida composta por vinagre e limão.

Algumas delas estavam acompanhadas dos pais que também realizam algum tipo de trabalho, como venda de flores.

Para evitar situações como essas, está sendo planejada uma campanha de conscientização com a participação dos cemitérios, da autarquia Serviços Técnicos Gerais (Setec) - ligada à Prefeitura - e do MPT para o período do Dia das Mães.

O objetivo é produzir panfletos e faixas que alertem os frequentadores dos cemitérios sobre a irregularidade, além de aumentar a fiscalização nesses locais durante as datas comemorativas.

Representantes dos cemitérios do Flamboyant, Acácias, Aleias, Parque das Flores, Santa Rita, Amarais, Souzas e Saudade também estiveram presentes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por