PREVENÇÃO

Ação de controle biológico será realizada em áreas de risco

Ocorrerá a aplicação de um agente para reduzir o carrapato-estrela

Ronnie Romanini/ ronnie.filho@rac.com.br
17/06/2023 às 09:23.
Atualizado em 17/06/2023 às 09:23

Cavaletes foram colocados no Parque das Águas, na região do Jambeiro, para evitar acesso das pessoas aos locais onde circulam as capivaras (Kamá Ribeiro)

Dois novos casos de febre maculosa foram confirmados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Um deles é referente a um óbito que aconteceu no dia 8 de junho, de uma moradora de 58 anos de Americana. A Prefeitura de Americana informou que o local provável de infecção foi Limeira, portanto não há relação com o surto na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, ao contrário da segunda confirmação.

Uma das duas mulheres internadas em Campinas com suspeita da doença teve o diagnóstico positivo para a febre maculosa. Ela tem 38 anos e esteve na Fazenda Santa Margarida no dia 3 de junho, no show do Seu Jorge. Os sintomas apareceram no dia 10 de junho e a mulher foi internada na última terça-feira. É o primeiro caso confirmado de alguém que frequentou esse evento. Os outros cinco casos participaram da Feijoada do Rosa, uma semana antes. Uma mulher permanece internada com suspeita da doença e as outras quatro pessoas faleceram, todas com diagnóstico confirmado. Não há informação sobre o estado de saúde das duas pacientes hospitalizadas.

Outras cidades do Estado de São Paulo estão investigando casos suspeitos para a febre maculosa, a maioria sem relação com Campinas. Em Jundiaí, são nove notificações de suspeitas para a doença, sendo que duas pessoas estiveram na Fazenda Santa Margarida. Não há internados. Em Itupeva, são seis casos sendo investigados, quatro mulheres e dois homens. Duas pessoas - um casal - também estiveram na Fazenda Santa Margarida. A Prefeitura não divulgou o estado de saúde, mas disse que todos os casos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.

A cidade de Santa Isabel também investiga quatro notificações suspeitas de febre maculosa. Neste caso, os quatro pacientes participaram de evento na Fazenda Santa Margarida. Eles eram prestadores de serviço em uma empresa de eventos. A empresa orientou os quatro a procurarem os serviços de saúde em caso de sintomas. Dois deles estão internados, mas todas as amostras foram encaminhadas para análise do Instituto Adolfo Lutz.

Todas as cidades informaram que estão ampliando o trabalho de conscientização aos moradores e também às equipes de saúde do município por meio de materiais informativos. 

MORTE EM AMERICANA

A mulher de 58 anos de Americana apresentou os primeiros sintomas no dia 4 de junho e, três dias depois, procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Antônio Zanaga, sendo posteriormente transferida ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, com febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dores musculares e prostração geral. Ela faleceu no dia seguinte.

A Prefeitura de Americana afirmou que intensificou as ações, com mais placas instaladas em locais de risco e ações de conscientização por meio das redes sociais, cartazes e panfletos, além de um trabalho em parceria entre a Vigilância e a Secretaria de Educação, para levar o tema aos estudantes.

A identificação da doença nas primeiras 72h após os primeiros sintomas é essencial para a cura. Após esse período, as chances de óbito são elevadas. Por isso, os médicos e enfermeiros da atenção básica e do pronto atendimento, que acontece nas UPAs e Hospital Municipal, estão sendo informados de que devem redobrar a atenção em relação aos sintomas da febre maculosa brasileira.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Biológico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento firmaram uma parceria para realizar ações de controle e diminuição da população do carrapato-estrela por meio da aplicação de um agente de controle biológico nas áreas de risco do município. A parceria teve início no final do ano passado e terá novas etapas nos próximos meses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por