EM CAMPINAS

Ações marcam Dia Mundial da Água

Data é celebrada nesta quarta-feira, 22 de março, algumas ações relacionadas ao tema serão realizadas na cidade

Da Redação
22/03/2023 às 16:27.
Atualizado em 22/03/2023 às 16:27
Plantio faz parte do projeto Gênesis Construtores de Florestas Urbanas, promovido pela FJPO em parceria com a SVDS (Arquivo PMC)

Plantio faz parte do projeto Gênesis Construtores de Florestas Urbanas, promovido pela FJPO em parceria com a SVDS (Arquivo PMC)

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22 de março, algumas ações relacionadas ao tema marcam a data em Campinas. Em uma delas, será feita pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a Mata de Santa Genebra, com o plantio de mil mudas de árvores nativas. O plantio será às 10h, na Nascente do Córrego do Banhado, no Jardim Santa Rosa e faz parte do projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas, promovido pela FJPO em parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). Participarão do plantio os biólogos e técnicos da FJPO e alunos do 4º ano da escola EMEF Edson Luis Chaves.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu para o Dia Mundial da Água 2023, o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo", com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento. “A água é a fonte da vida. Sem água não existe vida. E a água é finita”, disse o presidente da FJPO, Cidão Santos.

De acordo com ele, hoje o planeta lida com um grande problema que é a contaminação dos lençóis freáticos, dos aquíferos (formação geológica subterrânea que pode armazenar água subterrânea), dos rios por agrotóxicos e por produtos químicos. “Cabe a nós, de Campinas, da Mata de Santa Genebra, do governo Dário (Dário Saadi, Republicanos), cuidar dos nossos mananciais, dos nossos córregos e rios porque nós temos que pensar não só na gente, mas nas futuras gerações”, disse o presidente da Mata de Santa Genebra.

Projeto Gênesis: Construtores de Florestas Urbanas

O Projeto Gênesis - Construtores de Florestas Urbanas tem como objetivo envolver a sociedade na conservação da biodiversidade, aumentar e recuperar as áreas florestadas. As iniciativas do projeto envolvem plantio de mudas nativas, educação ambiental, capacitação, reintrodução de espécies de fauna nativa na Mata de Santa Genebra e geração de renda.

Aeroporto

A equipe de Meio Ambiente do Aeroporto Internacional de Viracopos e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) também marcam a data promovendo ação educativa com passageiros que utilizam o aeroporto, assim como toda a comunidade aeroportuária. De acordo com nota de Viracopos, trata-se de uma atividade de conscientização sobre a necessidade do uso consciente da água, por meio do programa CASA (Ciclo da Água no Saneamento). O programa consiste em unidades móveis da Sanasa de uso consciente da água e de lançamento consciente do esgoto que foram adaptados para serem apresentados à comunidade.

Ainda segundo a nota, serão instalados dois pontos móveis de visitação na área externa do desembarque do Terminal de Passageiros, com atividades dinâmicas e interativas que conscientizam sobre todo o ciclo da água no saneamento. Eles estarão localizados na calçada da área de desembarque, ao lado da fonte de água. Eles poderão ser visitados das 9h às 16h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por