População pode participar de mais de uma entrevista de emprego durante o feirão; quem perdeu a oportunidade ainda pode conferir as vagas de emprego disponíveis no site do Centro de Apoio Público ao Trabalhador (CPAT) (Adriano Rosa)
O 7º Feirão de Emprego e Oportunidades, realizado pela Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, registou 412 encaminhamentos. A ação ocorreu ontem, sexta-feira, 25, no shopping Parque das Bandeiras. Uma das pessoas que conseguiram foi a jovem Elisa Vitória, de 18 anos, que mora no DIC V. A vaga para ela é de auxiliar de setor administrativo. Será a primeira ocupação dela com carteira assinada, uma vez que antes tinha sido apenas estagiária. "Estava bastante complicado encontrar emprego, mas eu acreditei no feirão e vim aqui. Fiquei feliz porque achei uma posição boa e numa empresa perto da minha casa," explicou.
A aposentada Edna Aparecida da Silva chegou cedo em busca de uma vaga. Ela é enfermeira e disse que quer voltar a trabalhar para se ocupar e estar em contato com gente nova. "Eu ainda tenho muito com o que contribuir para a sociedade. Já levei minha filha em uma edição do feirão no shopping Dom Pedro. Porém, hoje aproveitei para vir aqui, já que é pertinho de casa, para tentar encontrar alguma coisa para mim."
Já a dona de casa Sueli de Fátima da Silva está desempregada. Ela destaca a organização do feirão e a grande quantidade de empresas participantes. Em menos de uma hora ela passou por três entrevistas. “Facilita muito a vida da gente esse fluxo de várias empresas no mesmo ambiente, as moças da triagem são muito atenciosas também. Eu fiz três entrevistas e estou otimista.”
O secretário de Trabalho e Renda, Paulo Sérgio de Andrade, explica que a ideia de reunir diversas empresas em um mesmo ambiente é para facilitar a vida do trabalhador. “Ter que pegar condução para se dirigir até as empresas para fazer mais de uma entrevista pode ser inviável para uma pessoa que está desempregada. No feirão, o trabalhador só precisa se deslocar uma vez e pode ter contato com várias empresas. Além disso, o currículo dele fica registrado no Sistema Nacional de Emprego (SINE),” esclareceu.
SERVIÇOS
Além das vagas de emprego, o feirão contou com atendimento para Microempreendedores Individuais, presença do Banco do Povo e orientações de funcionários do Detran-SP sobre direção segura.
Quem não conseguiu participar do feirão desta sexta, 25, pode conferir as vagas de emprego disponíveis, que são atualizadas diariamente no site do Centro de Apoio Público ao Trabalhador (CPAT): https://cpat.campinas.sp.gov.br/vagas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.