OPORTUNIDADE

5º Feirão de Emprego movimenta Paço Municipal

Mais de 600 vagas foram ofertadas, 85 delas exclusivas para pessoas com deficiência

Da Redação
04/04/2024 às 09:04.
Atualizado em 04/04/2024 às 09:04

Prefeitura disponibilizou quatro interprétes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar na acessibilidade do evento (Alessandro Torres)

A Prefeitura de Campinas realizou na quarta-feira (3), no saguão do Paço Municipal, o 5º Feirão de Emprego e Oportunidades, que ofereceu mais de 600 vagas de emprego, 85 delas exclusivas para pessoas com deficiência. Uma gigante multinacional alemã de engenharia e tecnologia esteve com sua equipe no evento com 45 vagas ofertadas exclusivamente às pessoas com deficiência. Inclusive, elas já puderam participar da primeira fase de seleção. A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos disponibilizou quatro intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover a comunicação com os trabalhadores. Enquanto aguardava atendimento, o público acompanhou palestras que foram realizadas no Salão Vermelho.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), esteve no feirão e falou sobre o papel que o poder público tem na promoção de oportunidades como essa para os trabalhadores. “Esse tipo de ação da Prefeitura é fundamental para aproximar as oportunidades de trabalho das pessoas que estão precisando”, afirmou o prefeito.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, o feirão é uma grande oportunidade para acessar o mercado formal de trabalho. Ele falou sobre a importância da parceria com as empresas. “Temos aumentado a cada mês o número de vagas ofertadas e isso facilita muito o acesso das pessoas ao mercado de trabalho. Em março o CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas) ofereceu mais de duas mil vagas, somando mais de cinco mil no primeiro trimestre. Agradeço muito a parcerias das empresas que estão com a gente nesse trabalho”, destacou o secretário.

A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, ressaltou a inclusão no feirão a partir das vagas exclusivas e do atendimento com Libras. “É importante promover ações que garantam uma autonomia financeira para as pessoas com deficiência e hoje contamos com a parceria de diversas empresas e pudemos colaborar com as intérpretes de Libras para oferecer esse suporte”, explicou a secretária. 

Para os empreendedores, o feirão teve serviços do Espaço MEI da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), para orientações sobre o Microempreendedor Individual, e do Sebrae, que apresentou seus cursos de qualificação para quem já tem ou quer abrir o próprio negócio. Já as cooperativas orientaram empreendedores em busca de crédito. O Feirão de Emprego e Oportunidades é realizado em uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

CPAT BATE RECORDE

O Feirão de Emprego e Oportunidades chegou à quinta edição com mais de 2500 vagas oferecidas no total. Em março, o CPAT bateu um novo recorde mensal de vagas, com 2.003 oportunidades de emprego anunciadas. Com isso, o CPAT fecha o primeiro trimestre com 4.599 vagas ofertadas para a população. Para efeito de comparação, no ano passado o CPAT se aproximou desse número apenas em julho. Na época, o acumulado era de 4.504 vagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por