OPORTUNIDADE

5º Feirão de Emprego movimenta Paço Municipal

Mais de 600 vagas foram ofertadas, 85 delas exclusivas para pessoas com deficiência

Da Redação
04/04/2024 às 09:04.
Atualizado em 04/04/2024 às 09:04
Prefeitura disponibilizou quatro interprétes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar na acessibilidade do evento (Alessandro Torres)

Prefeitura disponibilizou quatro interprétes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar na acessibilidade do evento (Alessandro Torres)

A Prefeitura de Campinas realizou na quarta-feira (3), no saguão do Paço Municipal, o 5º Feirão de Emprego e Oportunidades, que ofereceu mais de 600 vagas de emprego, 85 delas exclusivas para pessoas com deficiência. Uma gigante multinacional alemã de engenharia e tecnologia esteve com sua equipe no evento com 45 vagas ofertadas exclusivamente às pessoas com deficiência. Inclusive, elas já puderam participar da primeira fase de seleção. A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos disponibilizou quatro intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover a comunicação com os trabalhadores. Enquanto aguardava atendimento, o público acompanhou palestras que foram realizadas no Salão Vermelho.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), esteve no feirão e falou sobre o papel que o poder público tem na promoção de oportunidades como essa para os trabalhadores. “Esse tipo de ação da Prefeitura é fundamental para aproximar as oportunidades de trabalho das pessoas que estão precisando”, afirmou o prefeito.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, o feirão é uma grande oportunidade para acessar o mercado formal de trabalho. Ele falou sobre a importância da parceria com as empresas. “Temos aumentado a cada mês o número de vagas ofertadas e isso facilita muito o acesso das pessoas ao mercado de trabalho. Em março o CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas) ofereceu mais de duas mil vagas, somando mais de cinco mil no primeiro trimestre. Agradeço muito a parcerias das empresas que estão com a gente nesse trabalho”, destacou o secretário.

A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, ressaltou a inclusão no feirão a partir das vagas exclusivas e do atendimento com Libras. “É importante promover ações que garantam uma autonomia financeira para as pessoas com deficiência e hoje contamos com a parceria de diversas empresas e pudemos colaborar com as intérpretes de Libras para oferecer esse suporte”, explicou a secretária. 

Para os empreendedores, o feirão teve serviços do Espaço MEI da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), para orientações sobre o Microempreendedor Individual, e do Sebrae, que apresentou seus cursos de qualificação para quem já tem ou quer abrir o próprio negócio. Já as cooperativas orientaram empreendedores em busca de crédito. O Feirão de Emprego e Oportunidades é realizado em uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

CPAT BATE RECORDE

O Feirão de Emprego e Oportunidades chegou à quinta edição com mais de 2500 vagas oferecidas no total. Em março, o CPAT bateu um novo recorde mensal de vagas, com 2.003 oportunidades de emprego anunciadas. Com isso, o CPAT fecha o primeiro trimestre com 4.599 vagas ofertadas para a população. Para efeito de comparação, no ano passado o CPAT se aproximou desse número apenas em julho. Na época, o acumulado era de 4.504 vagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por