RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

17ª edição do Prêmio RAC e Sanasa divulgará 38 projetos

Série de reportagens começa no próximo dia 20 de maio, sempre aos sábados

Bianca Velloso/ [email protected]
10/05/2023 às 09:15.
Atualizado em 10/05/2023 às 09:15
O presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior, acompanhado do presidente-executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni, durante entrega do prêmio (Alessandro Torres)

O presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior, acompanhado do presidente-executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni, durante entrega do prêmio (Alessandro Torres)

A 17ª edição do Prêmio RAC/ Sanasa de Responsabilidade Ambiental, uma iniciativa da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) - publicadora do Correio Popular - e da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), terá início no dia 20 de maio. Até o dia 3 de fevereiro de 2024, o Correio publicará, aos sábados, reportagens sobre 38 projetos ambientais desenvolvidos por empresas privadas, órgãos públicos ou organizações não governamentais (ONGs) de Campinas e região. Como ocorre anualmente, os melhores projetos nas categorias Público, Privado e Terceiro Setor serão premiados. Ao todo, serão nove agraciados com prêmios, três em cada categoria. Desde o seu lançamento, em 2007, a premiação procura disseminar a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Um corpo de jurados analisará as melhores iniciativas de preservação do meio ambiente. Entre os critérios para a análise estão a criatividade e o ineditismo, além dos pilares da sustentabilidade: impacto ambiental, social e econômico. Combate à poluição, recuperação e recomposição da diversidade biológica, geração de emprego e renda de forma sustentável também estão entre os aspectos avaliados pelos jurados.

O presidente-executivo do jornal, Ítalo Hamilton Barioni, celebrou a continuidade da premiação, em especial com a manutenção do apoio da Sanasa. "A 17ª edição do Prêmio RAC/Sanasa de Responsabilidade Ambiental, promovido pelo jornal Correio Popular e Sanasa, renova em nós, a cada ano, a crença de um mundo melhor. A Sanasa lidera ações em todas as áreas, não só em sua especialidade, onde é a melhor entre as melhores. A maravilhosa campanha de combate à dengue, por exemplo, comprova a capacidade de governança da Sanasa. Somente uma empresa comprometida com o cidadão campineiro é capaz disso.

O Correio Popular tem orgulho de participar dessa iniciativa de divulgação de ações voltadas à responsabilidade ambiental e à sustentabilidade. Nossa missão é difundir as iniciativas pessoais, privadas e empresariais em consonância com a natureza e o mundo que tanto desejamos". O entusiasmo de Ítalo Hamilton Barioni também é compartilhado pelo presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior. "O lançamento de mais uma edição do Prêmio RAC/ Sanasa renova o compromisso da empresa em evidenciar a agenda de sustentabilidade em nossa cidade e o compromisso que temos com a divulgação de ações da comunidade que fazem diferença. É um convite permanente para que Campinas continue a refletir e se engajar no tema. Temos certeza que cuidar do meio ambiente, transmitir novas práticas e valores é uma missão que vale a pena."

No ano passado, temas voltados à sustentabilidade se transformaram em reportagens publicadas semanalmente pelo jornal. Foram projetos que trouxeram ideias, iniciativas e preocupações com o meio ambiente, que foram convertidos em ações e investimentos para a conservação ambiental da Região Metropolitana de Campinas. Os premiados foram conhecidos em cerimônia que aconteceu no dia 22 de março, quando se celebra o Dia Mundial da Água. As premiações foram classificadas em Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a intensidade do impacto de cada iniciativa.

O Parque Corporativo Bresco Viracopos faturou o Ouro na categoria Empresa. Esse centro, que abriga diversas empresas, produz a própria energia, possui estação de tratamento de esgoto, conta com sistema de reutilização de água, coleta seletiva e serviços de jardinagem com horta para os trabalhadores. A Prata ficou com a empresa "S Cosméticos do Bem", que elaborou uma tecnologia para a produção de produtos de beleza sustentáveis. Por fim, o Bronze da categoria Empresas foi dedicado ao CPQD, que desenvolveu soluções de alta tecnologia que são empregadas em projetos de redução de consumo de água e maior eficiência energética.

Na categoria Poder Público, a Prefeitura de Nova Odessa ficou em primeiro lugar. A iniciativa da Prefeitura foi criar um programa de uso de energia limpa e renovável, com o objetivo de gerar energia solar para o Hospital e Maternidade Municipal (HMNO) e cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação de recolher embalagens vazias de agrotóxicos de produtores rurais rendeu o prêmio Prata para a Prefeitura de Valinhos. Por fim, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi contemplada com o Bronze com o projeto Campus Sustentável, que compreende dez ações que visam a preservar o meio ambiente.

A categoria Voluntários teve como vencedora "A mulher que poliniza saberes seguindo o exemplo das abelhas", da empresa Zum Zum Verde, fundada pela zootecnista Carina Abreu. A instituição investe em ações educativas que estimulam uma vida mais simples e sustentável, a partir da preservação das abelhas sem ferrão. Essa iniciativa contempla seis escolas públicas, uma particular e diversas empresas de Campinas. O sítio "Flor da Lua" também foi destaque e faturou Prata. O local é pioneiro no cultivo de café orgânico na cidade, em sistema agroflorestal, nas serras do distrito de Sousas. Já o Bronze foi concedido para o Projeto Gente Nova (Progen), do bairro Satélite Íris, que plantou mais de 80 árvores na região através de um projeto de educação ambiental para a comunidade.

PARCERIA

A parceria entre o Correio Popular e Sanasa foi retomada em 2021, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o mundo viveria, até 2030, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, elencando a água como um dos valores mais preciosos para a sobrevivência do Planeta Terra. A proposta da ONU é para que membros ligados à Organização unam esforços para um objetivo comum: o de garantir o futuro do oceano, que influencia na produção de oxigênio e regulação do clima em todo o planeta.

No ano de 2023, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, divulgou um relatório sobre o aquecimento global. O documento aponta que é urgente agir para assegurar um "futuro habitável" no planeta Terra. Um dos objetivos é que o meio científico se mobilize para garantir uma vida saudável para toda a população, impulsionando através da ciência acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

Instituído pela própria ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. Em 2023, será cebebrado o aniversário de 50 anos dessa data. Desde sua instituição, esse dia se tornou uma das maiores plataformas globais na promoção da sensibilização ambiental. Este ano, o destaque será soluções para combater a poluição plástica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por