VEÍCULOS

Campinas tem explosão de roubo

Alta foi de 66% diante do mesmo período de 2012; furtos também aumentaram

Ig Paulista
26/02/2013 às 11:04.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:17
PMs próximos a carro onde comerciante foi baleado, no Jd. Santana, em uma tentativa de roubo; morte cerebral da vítima foi confirmada (Dominique Torquato/21fev2013/AAN)

PMs próximos a carro onde comerciante foi baleado, no Jd. Santana, em uma tentativa de roubo; morte cerebral da vítima foi confirmada (Dominique Torquato/21fev2013/AAN)

Campinas registrou explosão nos casos de roubo de veículos no mês de janeiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2012, conforme números divulgados ontem à noite pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A alta chegou a 66% no número de ocorrências — uma diferença de 202 casos ante o ano anterior. Os furtos de veículos também tiveram uma alta significativa e subiram 51,6% — de 335 casos em 2012, passou para 508 este ano. Outro dado revelador da onda de violência que tem assolado a cidade é o número de casos de roubo de carga, que subiu 83,3% no mesmo período

A redução dos casos de roubo e furto de veículos tem se revelado um dos maiores desafios para as forças de segurança em Campinas. Nos últimos quatro anos não houve registro de queda e, em 2012, os casos voltaram a crescer 8,6%, se comparados com os dados de 2011.

Hoje, segundo a polícia, a média de recuperação desses veículos gira em torno de 30% a 40%.

Nos primeiros 31 dias do ano, 32 veículos foram levados, em média, por bandidos em assaltos ou furtos a cada dia em Campinas. No total foram 1.016 veículos subtraídos. Um dos casos foi o do empresário M.S., de 39 anos. Ele estava a caminho da escola das filhas, no bairro Chapadão, próximo ao horário do almoço, quando seu carro (Sandero) foi fechado por um Palio. “Me obrigaram a ficar no carro e sofri sequestro-relâmpago. Depois fugiram com meu carro. Já é a segunda vez que passo por isso, tento me manter calmo e quieto, além de não olhar para eles.”

Operações

“Estamos tomando medidas para reduzir esses números com operações que foram aplicadas na Capital e que deram ótimos resultados. Uma delas foi feita na semana passada (Campinas Segura e faremos todo mês. Há uma tendência de queda desses dados em fevereiro”, afirmou o coronel Carlos de Carvalho Junior, que assumiu no começo deste mês o Comando de Policiamento Interior-2 (CPI-2).

O comandante disse que já foi feito um mapeamento nos pontos mais críticos onde ocorrem esses crimes, que têm trazido uma sensação de insegurança à população. Ele também aumentou o número de policiais que fazem patrulhamentos nos bairros mais críticos. “Além disso, começamos uma integração com a Polícia Civil para atacarmos esses dois tipos de crime juntos e que atualmente são os que mais preocupam”, afirmou.

A Guarda Municipal (GM) também reforçou o patrulhamento em áreas com mais índices de roubo e furto e fará também operação em desmanches e ferros velhos clandestinos — pontos que fazem a venda de peças de veículos roubados. Amanhã, o secretário de Estado da Segurança Pública, Fernado Grella Vieria, virá a Campinas para dar início às ações do Gabinete de Segurança — parceira entre Estado e Município que busca a redução dos crimes na cidade.

Outros casos

Os casos gerais de roubo, como a residências, comércios, sequestro-relâmpago, pedestres e outros, também tiveram crescimento, segundo dados da SSP. Passaram de 668 em janeiro de 2012 para 783 em janeiro deste ano — aumento de 17,2%. Os dados do Estado ainda apontam aumento de 32,4% nos furtos. Saltou de 1.330 registros no primeiro mês do ano passado para 1.761 em 2013.

O índice de apreensão de drogas, que somou 92 casos em janeiro do ano passado, teve aumento de 21,7% na comparação com o mesmo período deste ano, quando teve 112 registros.

Apenas os casos de estupro tiveram redução no período, mas o número ainda preocupa. Foram 25 vítimas no primeiro mês de 2013 contra 31 em janeiro do ano passado, uma queda de 19,8%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por