Publicado 18 de Dezembro de 2021 - 10h47

Por Do Correio Popular

Vista interna do mirante da Torre do Castelo, no Jardim Chapadão: visão de 360º de Campinas

Diogo Zacarias

Vista interna do mirante da Torre do Castelo, no Jardim Chapadão: visão de 360º de Campinas

A Torre do Castelo, uma das Sete Maravilhas de Campinas, escolhida através de uma votação popular via internet em 2007, foi reaberta ao público ontem. Antigo reservatório da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), o local estava fechado para visitação desde outubro deste ano, quando recebeu obras de melhoria, como pintura interna e externa e impermeabilização da cúpula para evitar infiltrações. O trabalho incluiu, ainda, a substituição da câmera de segurança da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) e da sinalização de balizamento de aeronaves.

Instalada em um dos pontos mais altos do município, na Praça 23 de Outubro, no bairro Jardim Chapadão, a Torre do Castelo tem 27 metros de altura e proporciona uma visão de 360º da cidade. Construída no estilo art déco, em 2008 foi tombada como patrimônio arquitetônico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

O operador de máquinas, Wagner José Kanufpre, 44 anos, não perdeu tempo e foi conferir a atração na reabertura junto com a família. Ele visitou o local pela primeira vez, ontem, ao lado da mulher e dos filhos de 8 e 5 anos. "Meus filhos tinham vontade de conhecer a Torre. Eu também nunca tinha vindo. Eu não imaginava esta vista", disse.

O local abre para visitação de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 13h às 21h. A entrada é gratuita.

Escrito por:

Do Correio Popular