Publicado 30 de Novembro de 2021 - 9h24

Por João Lucas Dionisio/Correio Popular

Contribuintes fazem fila para atendimento pelo

Diogo Zacarias

Contribuintes fazem fila para atendimento pelo "Porta Aberta": Prefeitura de Campinas passou a oferecer 200 serviços municipais de forma totalmente virtual

Com a era digital em evidência, a Prefeitura de Campinas resolveu concentrar centenas de serviços municipais em uma única plataforma digital, que pode ser acessada por meio do site da Administração. Ao todo, o projeto chamado "Campinas na Palma da Mão" conta com aproximadamente 300 serviços, sendo que 202 podem ser revolvidos pelo cidadão de maneira totalmente virtual, como a obtenção do licenciamento ambiental. Nesse caso, todo trâmite administrativo para instalação, ampliação e operação de empreendimentos será feito virtualmente. Alguns procedimentos, porém, terão que ser completados com a presença do munícipe.

A medida foi adotada após a eficácia dos serviços disponibilizados digitalmente ao longo deste ano, como no agendamento para o recebimento da dose do imunizante contra a covid-19. O mesmo ocorreu, mais recentemente, para o cadastramento junto ao Refis. Com a digitalização, o cidadão poderá obter todos os detalhes para realizar o serviço virtualmente, sem precisar se deslocar até a Prefeitura. Segundo a Administração, a maioria dos serviços municipais está cadastrada na plataforma. Para o prefeito Dário Saadi, a implantação do projeto é parte do conceito de modernizar e desburocratizar os serviços para facilitar a vida das pessoas. "O 'Campinas na Palma da Mão' é um grande passo nesse sentido", afirmou. Ciente da presença da internet na vida das pessoas, o prefeito frisou que o mundo está "sempre em movimento quando se fala em tecnologia".

Cerca de 100 serviços cadastrados na plataforma ainda requerem a presença do interessado na Prefeitura. Apesar das etapas presenciais ainda serem necessárias, o cidadão consegue, por meio do site, ter acesso a diversas orientações, como horários de atendimento, endereços e documentações necessárias para protolocar o seu pedido.

Mariana Savedra Pfitzner, diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), ressaltou a importância de iniciativas que facilitem a vida do contribuinte por meio do uso das novas tecnologias. Um exemplo citado por ela, além do "Campinas na Palma da Mão", é o Botão de Emergência na Luta contra o Assédio (Bela), disponível para os sistemas Android e IOS. "O novo mecanismo cumpre muito bem a função de desburocratizar o acesso aos serviços públicos", avaliou.

O economista Ricardo Faria, de 43 anos, não conseguiu agendar um atendimento para o Refis 2021 por meio do site e foi obrigado a comparecer à Prefeitura. "Tive que vir para pedir ajuda, pois no site não havia datas disponíveis, sendo que o prazo estava se encerrando", explicou. Segundo Faria, o novo portal é uma ótima iniciativa para ajudar os moradores, mas ainda requer melhorias. "Com a possibilidade de fazer alguns procedimentos de maneira virtual, metade do problema foi resolvido. Contudo, o sistema ainda é muito instável e pouco intuitivo. Precisa ser mais prático", opinou. Mesmo com os problemas, o economista fez questão de ressaltar a confiança no trabalho da Informática de Municípios Associados (IMA), empresa responsável pela parte operacional em tecnologia do município.

Para o auxiliar administrativo Fábio Conceição, de 37 anos, o portal facilitou bastante o acesso aos serviços municipais. "Antes, era extremamente complexo conseguir até mesmo a relação de documentos para alguns procedimentos. Passou da hora de a Prefeitura aderir ao sistema digital, pois não tem como escapar disso", frisou. Por outro lado, Conceição ressaltou a importância de manter o atendimento presencial. "Muitas pessoas não têm acesso à internet ou têm dificuldades em lidar com a tecnologia, mesmo que a plataforma seja intuitiva. Por isso, é importante conciliar o serviço presencial com o digital para que todos possam ser atendidos", ressaltou.

Mais procurados

Um dos serviços mais procurados na nova plataforma, o programa de renegociação de dívidas tributárias, que pode oferecer até 100% de desconto nas multas e nos juros, será encerrado no próximo dia três. As pessoas físicas podem fazer todo o procedimento de maneira online, basta acessar o site www.campinas.sp.gov.br/refis2021 e se cadastrar para o pagamento à vista ou parcelado. O atendimento presencial continua funcionando, sendo obrigatório para pessoa jurídica.

A plataforma digital da Prefeitura é um retrato fiel sobre a mudança de hábito por parte dos cidadãos em virtude da covid-19. A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) implantou, em julho, um sistema de agendamento on-line para atendimento dos clientes que precisavam resolver algum problema ou solicitar serviços. A medida foi implantada para evitar aglomerações e acelerar os processos. No entanto, os resultados foram tão positivos que a empresa decidiu manter o agendamento virtual feito por meio do site da companhia. A medida deve prevalecer mesmo após a pandemia ser superada.

Durante o primeiro mês da experiência, foram cerca de 10 mil atendimentos. Apenas nos quatro postos mais movimentados da Sanasa (sede, Ouro Verde, Jardim Londres e Campo Grande), foram 6.246 procedimentos realizados após agendamento virtual. A sede da Sanasa recebeu, em média, 106 clientes por dia. O índice de não comparecimento foi de apenas 6%. De acordo com a empresa, os serviços mais procurados foram: busca pela segunda via de faturas, parcelamento de débitos, solicitação de benefícios, pedido de concessão de tarifa social, requisição de ligação de água e esgoto, além de análise de consumo elevado.

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João Lucas Dionisio/Correio Popular