Publicado 07 de Setembro de 2021 - 10h24

Por Gilson Rei/ Correio Popular

Pequenos grupos de pessoas curtiram o dia nos restaurantes de Sousas, enquanto outros preferiram caminhadas nas trilhas ou andar de bicicleta

Kamá Ribeiro

Pequenos grupos de pessoas curtiram o dia nos restaurantes de Sousas, enquanto outros preferiram caminhadas nas trilhas ou andar de bicicleta

A população de Campinas - principalmente as famílias - decidiu caminhar, curtir um lazer e praticar esportes nos parques e restaurantes ontem, véspera do feriado da Proclamação da Independência do Brasil. Outros, buscaram o comércio do Centro e do Mercado Municipal para compras básicas e passear.Boa parte preferiu viajar, mas aqueles que ficaram na cidade foram mais precavidos e optaram por uma atividade ao ar livre, cumprindo todas as medidas de proteção contra a covid-19 e sem aglomerações. Mesmo na região central do comércio e do Mercado Municipal, as pessoas circularam em pequenos grupos e com máscaras. A emenda de feriado trouxe um clima de tranquilidade às vias, parques, restaurantes e lojas. Uma movimentação maior foi sentida no parte da manhã, no calçadão da 13 de Maio, no Mercado Municipal e na Lagoa do Taquaral.

Lagoa

Na Lagoa do Taquaral, um dos principais pontos de lazer da cidade, as pessoas caminharam, enquanto atletas, skatistas e ciclistas aproveitaram o momento nas suas atividades. O uso de máscaras foi mantido e não se percebeu aglomerações.

O único local que gerou um pouco mais de aglomeração foi a fila do bondinho. A arquiteta Maria Eduarda Nascimento, que estava com seus filhos, Daniel e Lucas, de 4 e 3 anos, contou que veio de Cachoeira Paulista para visitar a família e aproveitou para ir à Lagoa. "É um local aberto, com áreas de lazer que não geram aglomerações. Estamos tomando todos os cuidados e acho que assim é possível sair um pouco", comentou.

Rafael Contato, barbeiro, foi com sua esposa e filha, respirar um pouco de ar fresco. "É bom para tomar um solzinho com a família. Somos autônomos e decidimos descansar nesses dias com a filha que tem poucos meses. Assim, não tem risco de contrair a doença. Mesmo com a vacinação temos que nos proteger", lembrou.

Sousas

Outra área popular de caminhada, pedaladas e lazer adotada por aqueles que ficaram na cidade foi o caminho da antiga linha de trem do distrito de Sousas, na área do Parque Linear. Abner de Siervo, professor de Física na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estava ontem com a esposa Andréa e as filhas Carolina e Clara. "Não é sempre que temos uma emenda de feriado e, com clima bom, decidimos caminhar ao ar livre. O ambiente gostoso da natureza é um hiato em meio à correria da semana", comentou.

Em um dos restaurantes do distrito de Sousas, o clima era de descontração e tranquilidade. O local estava com aproximadamente 60% de lotação e havia um distanciamento respeitável entre os clientes. "Muito agradável usufruir desse lazer, coisa que há tempos a gente não fazia. Espero que a vacinação amplie e o controle da doença permita que a população volte ao que era antes da pandemia. Este almoço em família está sendo especial e espero repetir com todos imunizados", disse Silvério Santos, engenheiro que estava com a família no restaurante.

Comércio

A movimentação maior no Centro de Campinas foi percebida no calçadão da Rua 13 de Maio e no Mercado Municipal, porém, com respeito às orientações sanitárias. O pedreiro Fábio Régis Gotardo disse que não viajou porque não está ainda tem condições financeiras para isso, porém, destacou que não iria mesmo que tivesse recursos. "Sem dinheiro, decidi ficar na cidade com a família. Nesta véspera de feriado aproveitamos para passear um pouco no Centro e comprar um tênis, que eu estava precisando para o trabalho. Mesmo que tivesse mais dinheiro, não escolheria ir à praia. Vai aglomerar e não é o momento ainda", comentou.

O roteiro se repetiu no Mercado Municipal, com José Arimatéia, segurança de folga nesta emenda de feriado. "Gosto de vir aqui para passar o tempo e ver o movimento. Compro artigos nordestinos para fazer meu almoço especial do feriado", afirmou.

Serviços no Feriado

Neste feriado prolongado, a Prefeitura de Campinas manteve o plantão de serviços essenciais. O expediente das repartições públicas foi encerrado na sexta-feira e será retomado amanhã (dia 8) às 8h. Os prontos-socorros dos Hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e pronto atendimentos Padre Anchieta, Campo Grande e São José atenderão todos os dias, 24h.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mantém seu atendimento com chamadas por meio do telefone 192. Durante o feriado prolongado, equipes de plantão da Sanasa farão apenas a execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente pode ser realizado pelo telefone 0800-772-1195.

Os cemitérios municipais vão funcionar normalmente, das 6h às 18h. Estarão em atendimento 24 horas: a Defesa Civil, com chamadas pelo telefone 199; o Disque CIMCamp, pelo telefone 153; e a Guarda Municipal, no 153. O Mercado Municipal vai abrir neste feriado das 7h às 12h. Todos os 25 parques e bosques da cidade estarão abertos também neste 7 de Setembro.

Escrito por:

Gilson Rei/ Correio Popular