Publicado 19 de Agosto de 2021 - 14h14

Por Mariana Camba/ Correio Popular

Fachada da agência da cooperativa localizada na Avenida Norte-Sul, no bairro Cambuí: instituição tem mais de 5,2 milhões de cooperados

Ricardo Lima

Fachada da agência da cooperativa localizada na Avenida Norte-Sul, no bairro Cambuí: instituição tem mais de 5,2 milhões de cooperados

A primeira agência em Campinas do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) foi inaugurada ontem no bairro Cambuí. Segundo o gerente geral da agência, Luiz Mathias, a vinda da cooperativa para o município muda o patamar da instituição financeira. Segundo ele, Campinas é uma praça importante para todo Estado. "Nós não somos um banco. Somos uma cooperativa. A partir de agora vamos poder dividir com o empresário campineiro essa política de divisão de negócios. Todo o cooperado é dono de um pedacinho do Sicoob", declarou Mathias. De acordo com o gerente, o objetivo é se aproximar do cliente, ajudar e aconselhar, ainda mais diante de um momento tão difícil como este provocado pela pandemia.

Mathias reiterou que a instituição financeira não tem como objetivo o lucro e sim o resultado. "Quando um cooperado adquire qualquer produto ou serviço dentro da cooperativa, como um seguro ou empréstimo, ele está comprando dele mesmo". A cooperativa tem 38 anos. O Sicoob está presente em 304 municípios, inclusive na cidade de São Paulo.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, também esteve presente na cerimônia de inauguração. De acordo com ela, o empresário do município ainda não conhece a fundo o cooperativismo. Mas a novidade será positiva para o setor, principalmente para o micro e pequeno empreendedor.

Sanae reiterou que o sistema como o Sicoob oferece juros baixos, o que o banco privado não consegue fazer. "Para nós, a chegada da cooperativa é positiva, pois o pequeno empreendedor está precisando de dinheiro. E esse empresário não consegue crédito no banco privado", garantiu. Ela disse que mesmo com a capacidade de ocupação dos estabelecimentos comerciais em 100%, os clientes ainda não retornaram por completo às ruas.

O secretário municipal de Gestão e Controle, André von Zuben, declarou que a chegada da unidade é importante por fortalecer a cidade como um centro financeiro. "Campinas é a quarta praça de compensação bancária. Poder receber mais uma instituição de crédito aqui, impulsiona a oferta aos empreendedores", ressaltou. Para o secretário, o sistema cooperativo é uma forma diferente de administrar as finanças, por fazer com que o crédito seja mais produtivo.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Adriana Flosi, afirmou que no município não tem sido disseminada a cultura do cooperativismo. "Ela é mais conhecida no Sul do país", informou. Mas o sistema tem avançado cada vez mais no Estado, diante dos benefícios que ele disponibiliza ao empreendedor.

O Sicoob tem mais de 5,2 milhões de cooperados e está presente em todos os estados do Brasil. A instituição oferece serviços financeiros como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, meios eletrônicos de pagamento e marketplace. E ainda ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

No último ano, entre julho de 2020 e julho de 2021, a instituição registrou crescimento de quase 50% da sua carteira de crédito para pessoas jurídicas. O saldo que era de R$ 31,3 bilhões ao final do primeiro semestre do ano passado, subiu para R$ 45,9 bilhões no último mês. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sicoob é a instituição financeira que mais disponibilizou crédito para pequenos negócios durante a pandemia, com taxa de sucesso de 52%.

Entre os bancos comerciais e as cooperativas financeiras, a instituição é a sétima colocada no ranking de operações de crédito. O Sicoob é aberto a qualquer pessoa física ou jurídica que queira ser uma cooperada. A instituição dispõe de um sistema de atendimento digital que permite aos usuários realizarem suas transações financeiras de onde estiverem por meio do aplicativo Sicoob ou pela internet banking.

Escrito por:

Mariana Camba/ Correio Popular