Publicado 10 de Agosto de 2021 - 17h36

Por Informe Publicitário

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos

Divulgação

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos

Como forma de potencializar os resultados positivos em sustentabilidade, a Braskem - a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos - anunciou novas metas para o período 2021-2030, relacionados às diretrizes que pautam a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) e o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas. Definidas como macro-objetivos, as medidas compõem um planejamento estratégico, que reforça o alinhamento da empresa aos princípios da economia circular, ao bem-estar da comunidade local e qualidade de vida das pessoas.

Conectados entre si, os objetivos visam ampliar a atuação na eliminação de resíduos plásticos, diminuição da emissão de gases de efeito estufa e a promoção de valores como diversidade, equidade e inclusão, entre outros e reforçam ações da empresa que tem, como parte do DNA, as questões socioambientais.

Dentre as estratégias da companhia estão iniciativas de redução, compensação e captura de carbono, a ampliação do portfólio I´m green™, que inclui os produtos com foco em economia circular, e o esforços para que nos próximos 10 anos haja o descarte adequado de 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos.

A planta de Paulínia é um dos grandes exemplos dessas iniciativas, já que é a primeira unidade Greenfield da empresa. Com investimentos de R$ 700 milhões, é considerada estratégica pela localização e infraestrutura moderna, fatores que garantem a alta eficiência produtiva e a excelência em sustentabilidade, saúde e segurança.

Polo Petroquímico de Paulínia

- Contribui com 300 postos de trabalho no município, considerando empregos diretos e indiretos;

- Tem capacidade de produzir 380 kt de polipropileno por ano;

- Possui tecnologias modernas que são referência no mercado internacional.

Conheça alguns dos macro-objetivos da empresa:

Segurança e Saúde

Como forma de reforçar os cuidados com os colaboradores e com a comunidade ao redor e manutenção da confiabilidade, a Braskem investe continuamente em iniciativas e tecnologias de segurança. Para isso, conta com modernos equipamentos de proteção individual (EPI) e sala de controle para monitoramento das operações industriais.

Destaque no quesito, a unidade de Paulínia apresenta ecoindicadores que são referência na avaliação Risk Rating (Classificação de Risco) da Braskem.

Além disso, a unidade faz parte da Rede Integrada de Emergências da Região de Campinas (RINEM), entidade civil composta por empresas, que tem como objetivo desenvolver e implementar, de forma integrada, projetos, programas e atividades voltados à prevenção e combate de acidentes.

Eficiência Ecológica Operacional

A Braskem revela o comprometimento em fazer o uso cada vez mais eficiente dos recursos energéticos. Os próximos objetivos são aumentar a reutilização da água em 30% até 2025, e 50%, em 2030, e reduzir o consumo energético. Cerca de 74% da energia elétrica comprada são oriundas de fontes renováveis.

Mudanças Climáticas

A Braskem tem como meta reduzir a emissão direta e indireta de gases de efeito estufa em 15% nos próximos 10 anos e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Para isso, além da modernização das suas plantas, realiza o constante monitoramento dos processos em relação aos padrões ambientais e de segurança.

Em termos de produção, um exemplo é a utilização de matéria-prima, produzida a partir do etanol da cana de açúcar, para a fabricação de resinas.

Responsabilidade Social e Direitos Humanos

O estímulo e desenvolvimento de iniciativas de Responsabilidade Social e Direitos Humanos têm sido um dos pilares da Braskem. Por meio de planos de ação visando práticas socioambientais, a empresa tem desenvolvido projetos sociais que beneficiam as comunidades locais, estimulam o engajamento das pessoas, a economia e a sustentabilidade, a equidade e a conscientização.

Novas Soluções: pesquisa e inovação

De acordo com a empresa, por meio de estudos, pesquisas e apoio ao trabalho de startups, tem procurado estreitar o relacionamento com empreendedores e clientes ao longo dos anos, acelerando soluções inovadoras e sustentáveis para a sociedade. Desde 2014, a empresa integra a Rede Empresarial Brasileira de Avaliação do Ciclo de Vida, em 2019 se tornou membro da Life Cycle Initiative (UNEP/SETAC). Até 2030, o objetivo é, por meio de projetos de informação e tecnologia, possibilitar um impacto no índice de sustentabilidade superior a 90%.

Em Paulínia, as áreas de Desenvolvimento e Inovação tem se destacado. Após anos de monitoramento do uso da tecnologia no mundo, elas foram as responsáveis pela instalação dos catalizadores não ftálicos, que possibilitam ampliar a atuação, devido à expectativa de aumento da procura por resinas mais seguras, em setores alimentícios, cuidados pessoais e na área da saúde.

Resultados Financeiros e Econômicos

Para a empresa os resultados financeiros e econômicos estão atrelados às práticas de sustentabilidade, no fortalecimento das práticas de ESG e no relacionamento sólido com clientes. Por meio desses pilares, a Braskem tem como objetivo ser reconhecida como empresa líder do mercado na contribuição para o desenvolvimento sustentável e tem conquistado resultados surpreendentes. Em 2020, a companhia alcançou a marca operacional de R$ 10.975 milhões, valor 85% maior que no ano anterior, considerando a desvalorização do real em comparação com o dólar.

Para saber mais, acesse : https://www.braskem.com.br/macroobjetivos

Escrito por:

Informe Publicitário