Publicado 10 de Junho de 2021 - 15h36

Por Correio Popular

Atualizado em 17/06 às 15h55

 Cadastramento da xepa para 40+ 

A Secretaria de Saúde de Campinas abriu cadastro nesta terça-feira, 15 de junho, para pessoas a partir de 40 anos receberem as doses que sobram da vacina contra a Covid-19. A medida pretende evitar a perda de doses e ocorre perto do horário do fim dos atendimentos apenas quando há frasco (multidoses) de imunizante já aberto com sobra de vacina. 

É necessário informar um telefone válido para a convocação.

Ao ser chamada, a pessoa precisa chegar ao local escolhido no ato do cadastro em, no máximo, 20 minutos após o contato. Para ser vacinado, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de endereço em Campinas em nome do interessado. Se convocado, terá que assinar o Termo de Ciência e Aceite de que está recebendo dose que sobrou.

Os interessados que já fizeram cadastro permanecem na lista de espera por ordem de inscrição, incluindo os interessados com 18 anos ou mais.

A Pasta esclarece que são poucos os dias em que há sobras. Quando isso ocorre, podem ser frascos com apenas uma dose ou um pouco mais.

Vale ressaltar que o cadastro não é um agendamento com garantia de que será convocado.

 

Para se vacinar, clique no link 

https://vacina.campinas.sp.gov.br/gestao-doses-sobrantes

 

 

Covid: Saúde abre

agendamento

da vacina para quem

tem mais de 50 anos

 

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, às 14h, desta segunda-feira, 14 de junho, o agendamento da vacina contra a Covid para pessoas com mais de 50 anos, moradoras de Campinas e sem doenças preexistentes (comorbidades). O agendamento deve ser feito preferencialmente pelo site http://vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Pessoas que tiverem dificuldade em marcar o horário podem procurar seu Centro de Saúde de referência para ajuda.

As vacinas serão aplicadas em Centros de Saúde do município apenas com o horário marcado. São 63 unidades de saúde disponíveis para a vacinação. Cada unidade abre em um dia da semana exclusivamente para a vacinação, sendo terça-feira ou quinta-feira ou sexta-feira. Ficam de fora apenas os CSs Boa Esperança, Carlos Gomes, Campina Grande e Bassoli.

É necessário levar CPF e documento de identidade com foto, comprovante de endereço e comprovante emitido no final do agendamento (pode ser no celular). Para comprovar o endereço é possível levar, por exemplo: contas de água, energia elétrica, telefone, gás, serviços de internet, conta de banco, conta de cartão de crédito, carnê de IPTU, etc.

Intervalo entre a vacina da gripe e a da Covid

Quem tomou a vacina contra a gripe precisa esperar 14 dias para tomar a vacina contra a Covid. O mesmo vale se for o contrário: só depois de 14 dias de ter tomado a vacina contra Covid é que a pessoa pode tomar a da gripe.

 

Faixas etárias e grupos que estão

sendo vacinados em Campinas:

Pessoas a partir de 55 anos; profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos; gestantes e puérperas (a partir de 18 anos); estudantes da área da saúde em estágios em instituições do setor (a partir de 18 anos); profissionais da Educação a partir de 45 anos; pessoas com síndrome de Down (a partir de 18 anos); pacientes em terapia renal substitutiva ou transplantados (rim, coração, pulmão, fígado ou pâncreas - a partir de 18 anos); pessoas com transplante de medula óssea (desde que em uso de imunossupressor); pessoas com comorbidades a partir de 18 anos moradoras da cidade; pessoas em situação de rua com mais de 60 anos; motoristas do transporte coletivo; cuidadores domiciliares de idosos a partir de 18 anos; profissionais aeroportuários, aeroviários e aeronautas que atuem na linha de frente de atendimento e nas operações com passageiros; trabalhadores do Aeroporto de Viracopos (com 18 anos ou mais); pessoas com deficiência grave que recebem o Benefício da Prestação Continuada a partir de 18 anos de idades.

Para receber a xepa:

Pessoas com mais de 18 anos podem se cadastrar para a vacinação com dose sobrante, a xepa, pelo

Saiba mais:

1. O cuidador responsável pelo idoso acamado ou domiciliado também pode receber a vacina contra a covid-19, desde que tenha 18 anos ou mais. É necessário que a pessoa procure o Centro de Saúde mais próximo e informe sobre a sua atividade, para que possa receber o imunizante em casa.

2. Para os profissionais da Força de Segurança, a imunização está a cargo da Secretaria Estadual de Saúde.

3. Também estão sendo vacinados os professores autorizados no "Vacina Já Educação", que é gerido pelo governo Estadual. Neste caso, o profissional deve apresentar um comprovante da inclusão no "Vacina Já Educação", para realizar o agendamento da dose. O comprovante também deve ser levado no dia da aplicação do imunizante, entre outros documentos, como foto, CPF e os 2 últimos holerites do ano de 2021, para comprovar que o profissional atua em uma escola de Campinas.

4. O Consultório de Rua é uma van com equipe multidisciplinar que percorre os locais de maior concentração de pessoas em situação de rua e as leva para que elas recebam a vacina no Centro de Saúde

Agendamento

Para vacinar é preciso fazer o agendamento, prioritariamente, pelo site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160

Comorbidades

Consulte também a lista de comorbidades que permitem o agendamento da vacinação em vacina.campinas.sp.gov.br

Número de vacinados em Campinas

1ª dose: 418.220

2ª dose: 169.114

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Campinas

 

Escrito por:

Correio Popular