Publicado 04 de Junho de 2021 - 13h56

Por Moara Semeghini/Correio Popular

Campo de Girassóis vira atração. Plantação atrai centenas de pessoas diariamente ao Jardim Garcia, em 
Campinas, interessadas em tirar fotografias perto das vistosas flores.

Diogo Zacarias/Correio Popular

Campo de Girassóis vira atração. Plantação atrai centenas de pessoas diariamente ao Jardim Garcia, em Campinas, interessadas em tirar fotografias perto das vistosas flores.

A plantação de girassóis em um terreno da Rua Alfredo Batibugli, 109, no Jardim Garcia, em Campinas, surpreende quem passa pelo local. Acostumadas com a paisagem cinza do dia a dia em meio ao concreto, as pessoas se encantam quando deparam com as milhares de flores grandes e amarelas que adornam a rua, uma continuação da Avenida Transamazônica.

Em segundos, a tristeza e apreensão geradas por estes tempos de pandemia que parecem nunca terminar dão lugar ao êxtase causado pela beleza iluminada desse mimo da natureza. Muitos visitantes passam pelo local diariamente para contemplar o campo de girassóis. É senso comum que a natureza faz muito bem à saúde, à mente e ao bem-estar do ser humano.

As irmãs Elaine Rodrigues e Cristiane se encantam com a beleza do campo de girassóis no Jardim Garcia : "Moramos no bairro desde que nascemos e quando minha irmã achou o campo, viemos juntas para fotografar"

As irmãs Elaine Rodrigues e Cristiane se encantam com a beleza do campo de girassóis no Jardim Garcia : “Moramos no bairro desde que nascemos e quando minha irmã achou o campo, viemos juntas para fotografar”. Foto: Diogo Zacarias/Correio Popular

A engenheira de produção Elaine Rodrigues, de 43 anos, insistiu em levar a irmã para conferir a beleza do campo de girassóis assim que o viu pela primeira vez. "Moramos no bairro desde que nascemos. Quando minha irmã achou o campo, viemos juntas para fotografar", explica a coordenadora de eventos Cristiane Rodrigues, de 40 anos. "A iniciativa é muito bacana. Além das flores, gostamos de locais arborizados, pois ficam mais agradáveis e atrativos. Natureza na cidade é inovação", acredita.

A ideia do plantio de um campo de girassóis partiu de Renato Diniz, incorporador e diretor executivo de empreendimentos, que trabalha em um estande de vendas localizado ao lado da plantação. Ele conta que a plantação surgiu com objetivo de aproveitar o terreno para o lazer, enquanto a construção no local não é iniciada.

"O objetivo foi promover o bem-estar da comunidade, que pode passar um período ao ar livre em uma época que esse tipo de diversão nos parece a mais adequada. Nada melhor que ar puro e beleza natural> Precisamos ver coisas belas", considera Diniz.

Ele explica que a plantação não exige muito cuidado, mas que mesmo assim há pessoas responsáveis por cuidar do imenso tapete verde e amarelo. "Estamos conseguindo oferecer uma boa experiência para os visitantes, sem aglomeração e com todos os cuidados exigidos neste momento. É um 'minicampo', com caminho de pedras e devida sinalização. As pessoas estão respeitando o distanciamento e mantendo as flores em seus devidos lugares", pondera o executivo.

A enfermeira Marina Lorca e o marido, João Matias, visitam o campo de girassóis no Jardim Garcia

A enfermeira Marina Lorca e o marido, João Matias, visitam o campo de girassóis no Jardim Garcia. Foto: Diogo Zacarias/Correio Popular

O químico aposentado João Matias, de 65 anos, visitou o campo nesta semana ao lado da esposa, a enfermeira obstetra Marina Lorca, de 71 anos. O casamento completou 40 anos. "Fazemos parte de um grupo de fotografias aqui de Campinas chamado 'Inconfidentes'. Ontem, algumas colegas nossas publicaram fotos do campo de girassol", conta ele.

Matias diz que estavam voltando de Hortolândia, quando decidiu passar pelo local. "É quase caminho, por isso resolvemos desviar um pouco para aproveitar que estávamos perto. "Iniciativas como esta são fabulosas. Acredito que não fica tão caro", imagina Matias. "Deveria haver mais iniciativas como esta" acrescenta Marina Lorca.

O nome científico do girassol é Helianthus Annuus, a "flor do Sol"

O nome científico do girassol é Helianthus Annuus, a "flor do Sol". Foto: Diogo Zacarias/Correio Popular

A mulher afirma que ama girassol. "Em casa, eu tenho girassóis pintados, sabe? Eu acho lindo, lindo, lindo! Eu me encanto com essa planta justamente porque ela vai buscando a luz do sol, para se alimentar, não é? Ela busca o sol para crescer", arrisca uma explicação.

O nome científico do girassol é Helianthus Annuus, que significa a "flor do Sol". A planta possui a característica de ser heliotrópica, ou seja, seu caule gira sempre para manter a posição da flor direcionada ao Sol, o que é indispensável para sua alimentação e crescimento. O girassol é uma planta que também gosta de espaço, justamente para poder fazer o movimento em direção à luz solar. Para quem quiser conferir e registrar o campo de girassóis, a florada permanecerá bela por um período de 15 dias.

João Matias e a esposa Marina Lorca conferem a beleza das flores

João Matias e a esposa Marina Lorca conferem a beleza das flores. Foto: Diogo Zacarias/Correio Popular

Escrito por:

Moara Semeghini/Correio Popular