Com variedade de lojas, cidade se consolida como pólo comercial da RMC
Nos últimos anos, a região de Campinas vem se consolidando como uma importante região comercial do Estado. Além de possuir uma forte economia, a região também apresenta uma estrutura que proporciona o desenvolvimento de toda a área metropolitana.
Como maior cidade do interior do país, segundo o IBGE, o comércio local movimenta mais de R$ 20 bilhões anualmente, assim Campinas é a 9ª praça comercial do país, dentre as cidades com mais de um milhão de habitantes, sendo a 1ª entre as não capitais, conforme dados da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas).
Dessa maneira, tem atraído compradores da Região Metropolitana de Campinas. Um dos motivos para essa procura seria a localização privilegiada, que tem as melhores e mais modernas rodovias do país e também conta com uma ótima infraestrutura de mais de 20 mil lojas comerciais.
A estudante de Relações Públicas Jéssica Paula, que mora em Monte Mor sempre que precisa vai para Campinas realizar suas compras “Minha cidade é muito pequena e não tenho muitas opções de lojas. Quando preciso comprar algo vou para Campinas, pois é a cidade mais próxima, e também me oferece uma quantidade maior de shoppings e lojas”.
A presidente da ACIC, Adriana Flosi, revela que a cidade apresenta o segundo maior índice de poder de consumo do Estado de São Paulo, atrás apenas da capital. E com um PIB superior ao de vários países da América Latina e do Caribe, Campinas é sede da Região Metropolitana que congrega 19 municípios. “O crescimento no número de estabelecimentos comerciais na cidade, a busca contínua pelo aperfeiçoamento profissional do comerciário e do comerciante e a evolução no quadro de shoppings centers também são aspectos fundamentais para atrair a população economicamente ativa de municípios vizinhos”, completa Adriana.
Informações relevantes
De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campinas a previsão de vendas no comércio varejista de Campinas para este ano é de ter uma expansão de 4,5% sobre as vendas de 2012 (R$ 12,1 bilhões).
As vendas atuais no acumulado do ano (janeiro a maio de 2013) apresentam um crescimento de 1,8% abaixo da previsão para o ano todo.
Houve um aumento de mais 110 pontos de vendas, com a entrada de mais um shopping center na cidade agora em 2013.