RICARDO ALÉCIO

Campanha de farpas 1

23/10/2012 às 13:40.
Atualizado em 26/04/2022 às 19:59

A campanha em Campinas descambou para o embate direto e explícito, para a troca de acusações e de ataques entre os candidatos — e até entre seus aliados. Tudo para tentar convencer os eleitores na reta final. Mas é justamente aí que está o problema. Será que esse tipo de estratégia eleitoral convence alguém a votar em quem ataca ou em quem melhor se defende? Muitos analistas e marqueteiros dizem que não. Duda Mendonça, o inventor do “Lulinha paz e amor”, que o diga.

Campanha de farpas 2

Na verdade, assim como os candidatos e partidos tornaram-se bem menos ideológicos e muito mais pragmáticos ao longo dos anos, visando o eleitor como um meio para chegar ao poder, os eleitores também aprenderam a exigir dos políticos objetividade e “algo em troca”. Por isso, ganha votos quem sabe dizer o que o eleitorado quer ouvir, o que tem propostas mais diretas e retas, de curto prazo. Brigas, farpas e intrigas têm mais atenção — e sucesso — nas novelas.

Adiada 1

O adiamento da divulgação da pesquisa Ibope pela 'EPTV' frustrou as expectativas dos candidatos a prefeito Jonas Donizette (PSB) e Marcio Pochmann (PT) e suas equipes de campanha. A previsão inicial era que os dados seriam conhecidos ontem. Agora, a divulgação ficou para hoje. A coluna apurou que houve dois pedidos de impugnação da pesquisa, mas ambos foram rejeitados pela Justiça Eleitoral.

Adiada 2

Este é o segundo levantamento do Ibope no segundo turno. Na primeira pesquisa, Jonas apareceu com 45%, seguido de perto por Pochmann, com 39%. O quadro mostrou pela primeira vez um empate técnico. Por isso, a disputa entre os dois se acirrou e o clima esquentou de vez entre os membros das campanhas, o que também fez aumentar o interesse pela nova pesquisa de intenção de votos.

Aécio confirmado

A equipe de Jonas confirmou a vinda do senador Aécio Neves (PSDB-MG) a Campinas. Ele deve vir amanhã para participar da campanha do candidato a prefeito pelo PSB. Aécio vai participar de uma caminhada, às 10h, pelo Centro da cidade, com ponto de partida no Largo do Rosário. O tucano é um dos principais nomes do PSDB para a disputa pela Presidência em 2014.

Eu? Não... 1

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) garante que não teve nenhuma influência na exoneração de André Aranha Ribeiro do comando da Secretaria de Transportes de Campinas e da presidência da Emdec. Ribeiro foi indicado por Zarattini ao prefeito Pedro Serafim (PDT). “Eu só indiquei, mas nunca tive nenhuma interferência (no governo)”, disse o deputado, que visitou ontem a redação do Grupo RAC0.

Eu? Não... 2

Ribeiro foi exonerado na semana passada, logo depois do anúncio do apoio de Serafim ao PT de Pochmann. No governo Hélio, a Secretaria de Transportes foi comandada pelo petista Gerson Bittencourt, hoje deputado estadual.

Curso de gestão

A Agemcamp e a Emplasa vão promover um programa de “capacitação em gestão pública” voltado para prefeitos eleitos neste ano, que tomarão posse em 2013. As “aulas”, ministradas pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), ocorrerão nos dias 12 e 13 de novembro, em Campinas. O assunto foi discutido ontem, durante a 132ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC, em Campinas. O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por