CD

Camerata Latino-Americana lança primeiro disco na CPFL

Considerada o "dream team" da música erudita brasileira, faz o lançamento de seu primeiro álbum, Suíte Brasileira, com concerto

Delma Medeiros
13/06/2015 às 05:00.
Atualizado em 23/04/2022 às 10:50
Grupo tem regência da maestrina Simone Menezes, ex-regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas e da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU)  ( Carlos Sousa Ramos / AAN)

Grupo tem regência da maestrina Simone Menezes, ex-regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas e da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) ( Carlos Sousa Ramos / AAN)

A Camerata Latino-Americana, considerada o “dream team” da música erudita brasileira, faz neste sábado (13) o lançamento de seu primeiro álbum, Suíte Brasileira, com concerto na CPFL Cultura. O grupo tem direção artística e regência da maestrina Simone Menezes, ex-regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas e da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e pupila do maestro Paavo Järvi, da Deutsche Kammerphilharmonie Bremen.Simone explica que todos os integrantes da Camerata são solistas que já gravaram discos com outros grupos, assim como ela que, com este, completa três álbuns lançados. “Mas, como grupo, este é o primeiro trabalho, com músicas de compositores brasileiros vivos.”Segundo Simone, os compositores europeus são mais conhecidos, já foram gravados diversas vezes, ao contrário dos latino-americanos, que são o foco de pesquisa da Camerata. “As composições dos latino-americanos são ainda cruas, exigem muita pesquisa. Até Heitor Villa-Lobos, que é dos mais conhecidos, tem obras que nunca foram gravadas. Fazemos um trabalho de garimpagem”, afirma.A Camerata atua desde 2013 sob diversas formações e reúne nomes como a flautista Sarah Hornsby, o clarinetista Ovanir Buosi, o violista Gabriel Marin e o cellista Raiff Dantas Barreto, além de contar com participações especiais do maestro e violinista Claudio Cruz, que foi regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC).“Neste primeiro álbum, a Camerata Latino-Americana procurou apresentar, de forma irreverente, um pouco da diversidade da composição contemporânea brasileira. Buscamos compositores de estilos diferentes e o CD ficou com um gostinho de salada de frutas”, diz Simone. Entre os nomes incluídos no disco estão Flo Menezes (sem parentesco com a maestrina), Liduíno Pitombera, do Nordeste; e João Guilherme Ripper, do Rio de Janeiro, entre outros.Segundo o ensaísta e pesquisador Maurício Ayer, o álbum é uma “série de instantâneos, quadros de uma exposição entre os quais deslizamos nossos ouvidos”. Para Simone, embora este trabalho puxe para o contemporâneo, o foco do grupo é a música de concerto latino-americana como um todo. “Ainda temos coisas a gravar de Villa-Lobos, Glauco Velasquez e muitos outros.”Turnê internacionalSimone prepara uma turnê internacional com a Camerata para 2016 e 2017, e tem trabalhado na gravação de obras de Darius Milhaud e Villa-Lobos com a pesquisadora Lina Noronha. O álbum é um lançamento da Luste Editores no formato livro-CD e tem distribuição gratuita.SERVIÇOO quê: Lançamento do CD Suíte Brasileira da Camerata Latino-Americana Quando: Sábado (13), às 20hOnde: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera, fone: 3756-8000)Quanto: Entrada franca

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por