REFÉNS DO CRIME

Cambuí tem aumento de furtos e assaltos

Furtos de veículos e assaltos a lojas do bairro preocupam moradores e clientes

Luciana Félix
08/02/2013 às 19:02.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:14
Fachada de loja no Cambuí furtada recentemente: comércio é alvo (Ana Carolina Mora/Especial para a AAN)

Fachada de loja no Cambuí furtada recentemente: comércio é alvo (Ana Carolina Mora/Especial para a AAN)

O aumento dos casos de crimes contra o patrimônio tem assustado moradores e frequentadores do bairro Cambuí, famoso pelos seus restaurantes e bares.

O número de roubo de veículos (quando o criminoso usa ameaça) teve alta de 22% em 2012 comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram 155 veículos levados — em 2011, foram 127. Os registros de furtos de veículos também chamam a atenção no local. A polícia registrou nos 12 meses do ano passado 274 casos, enquanto no ano anterior foram somados 235 — um aumento de 16,5%.

Por ser uma área com uma vida noturna constante, é comum que as pessoas deixem veículos estacionados em vias públicas. Segundo a polícia, os criminosos se aproveitam disso para cometer furtos de veículos no local. “Como sabem que o dono do veículo vai demorar, os criminosos acabam cometendo esse crime. As pessoas devem estacionar veículos em locais mais claros, onde há movimento”, afirmou o tenente e porta-voz da Polícia Militar (PM), Paulo Bueno Junta Jr.

Os casos de roubo e furto também são problemas no bairro, que não consegue reduzir expressivamente os registros desses crimes. Em 2011, somados, foram 1.360 casos. Já no ano passado, 1.320, ou seja, apenas 40 registros a menos. Os constantes casos têm preocupado comerciantes da região, que dizem viver uma onda de violência no local. Um dos principais alvos dos criminosos nos últimos meses tem sido lojas. Os bandidos quebram as vitrines dos estabelecimentos durante a madrugada. Na Rua Coronel Quirino, ao menos duas lojas foram furtadas da mesma forma este mês. Uma delas teve a vitrine quebrada três vezes no mês de janeiro. O bairro também registrou dois roubos a banco em 2012.

Sobre as lojas furtadas, a Polícia Civil não informou os números, mas diz que tem trabalhado para garantir a segurança. E que toda semana tem feito prisões de criminosos. A PM informou que o policiamento ocorre em todas as modalidades. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por