FRANCA

Calouros acusam veteranos de extorsão em trote

Três estudantes acionaram a polícia após serem obrigados a pagar para escapar de humilhações

Renê Moreira
20/02/2013 às 18:15.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:51
Calouros desfilam pela Unifran cobertos de farinha e pintados com tinta (Renê Moreira/AAN)

Calouros desfilam pela Unifran cobertos de farinha e pintados com tinta (Renê Moreira/AAN)

Estudantes denunciaram terem sido vítimas de extorsão, na noite desta terça-feira (19), durante trote universitário quando seguiam de Cássia (MG) para estudarem em Franca. O crime teria ocorrido no ônibus destinado pela prefeitura para fazer o transporte dos universitários.

Três calouros acionaram a polícia alegando que foram obrigados pelos veteranos a pagarem R$ 50 para se verem livres da humilhação. Também tiveram de entregar joias e objetos de valor, caso contrário teriam as roupas rasgadas e sofreriam ainda outras humilhações.

Os veteranos teriam se apoderado de relógios, pulseiras e outros objetos. Uma das vítimas é uma garota de 18 anos que ficou sem a sua pulseira de prata. Já um colega seu teve as roupas rasgadas porque se negou a pagar os veteranos.

Brincadeira

Policiais militares identificaram alguns dos acusados de cometerem os trotes. Eles devolveram os objetos e o dinheiro pegos dos novatos e garantiram tratar-se apenas de uma brincadeira.

Todos os alunos foram liberados após a elaboração da ocorrência, mas os autores do trote serão investigados e podem responder pelo crime de extorsão. Em Franca, as instituições de ensino superior têm investido para acabar com os trotes violentos.

A direção do Centro Universitário Uni-Facef, por exemplo, divulgou uma carta aos alunos informando que se ocorrerem os trotes proibidos, dentro ou fora de suas instalações, será aberta sindicância para a identificação dos autores, que estarão sujeitos às penalidades previstas na lei e nos estatutos da instituição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por