TREINAMENTO

Cães policiais são treinados em praça de Piracicaba

Pastores belgas de Mallinois já estão no policiamento e em contato com o público

Ana Cristina Andrade
27/04/2013 às 17:39.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:32
Na Praça José Bonifácio os policiais militares demonstram tudo o que foi ensinado aos novos e antigos cães (Del Rodrigues)

Na Praça José Bonifácio os policiais militares demonstram tudo o que foi ensinado aos novos e antigos cães (Del Rodrigues)

Zeus, Hulk, Zara, Haiko, Hex e Shark. Esses são os novos cães da Polícia Militar de Piracicaba, que estão preparados tanto para o policiamento diário quanto para farejamento de drogas. Os seis são da raça pastor belga de Mallinois, considerada uma das mais bravas e estão com dois anos e meio de idade. Há seis meses, os cães vêm sendo colocados no policiamento e em fase de adaptação nas ruas e com ruídos.

A reta final do treinamento prático inclui demonstrações na Praça José Bonifácio, aos sábados, e Rua do Porto aos domingo. Os novos cães, que são treinados desde que chegaram ao Canil do Comando de Policiamento do Interior 9 (CPI-9), estão preparados para atuarem no controle de distúrbio civil (tumultos, rebeliões, entre outros).

Os animais também foram preparados para o policiamento em eventos (campos de futebol, festas em que há solicitação via ofício), reintegração de posse e busca de entorpecente. O atendimento não se restringe apenas a Piracicaba. Toda a área que inclui o CPI-9, num total de 52 municípios, é apoiada pelos cães.

A área de cobertura dos policiais chega a São João da Boa Vista, a 160 quilômetros de Piracicaba. Segundo a Polícia Militar o apoio dos cães é dado também à PM Rodoviária, Polícia Federal, Polícia Civil. A maioria dos acionamentos são para localização de entorpecentes, porque os cães encontram nos locais mais difíceis. Na semana passada, um dos cães localizou droga escondida entre entulhos, no Algodoal e na última sexta-feira (27) foi num terreno do bairro Javari II, região de Santa Teresinha, onde policiais haviam feito varredura e nada encontraram.

SAFRA ANTIGA

O Canil, que pertence ao 10° Batalhão da PM, sediado em Piracicaba, tem ao todo 14 cães. Os mais antigos estão perto da aposentadoria. Segundo a PM, eles correm o mesmo risco que o efetivo, se desgastam, e têm até oito anos para servirem a corporação. Entre os que estão na fase de deixar o trabalho estão a “Meg” e o “Nick” - hotweiller. Geralmente, segundo os policiais, quando o cão se aposenta, até pelo tempo em que passam com estes policiais militares, eles não têm coragem de entregar para outra pessoa. Levam mesmo para suas casas.

TRATAMENTO

Os cães da Polícia Militar se alimentam de ração especial, que ajuda no crescimento e na pelagem. Eles saltam obstáculos - inclusive com fogo - são treinados para entrarem em locais de difícil acesso, barreiras, entre outros. Sob o comando de seus instrutores, eles são capazes de deter um criminoso agarrando-o pela roupa.

No quartel esse trabalho é feito por um policial, que utiliza uma proteção nos braços e pernas. Se o policial do Canil está revistando um marginal, por exemplo, se ele não tentar fugir o cão permanece do lado do PM só aguardando a ordem para atacar (caso haja resistência).

ATENDIMENTO

O apoio dado pelo Canil está interligado à Central 190, que funciona 24 horas de segunda-feira a domingo e também nos feriados. A ligação é gratuita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por