CAMPINAS

Busto de Álvaro Ribeiro ainda está sem identificação

Mais de 50 dias depois da recolocação da estátua, placa que identifica o monumento não foi reposta pela Secretaria Municipal de Cultura

Gustavo Abdel
20/05/2015 às 05:00.
Atualizado em 23/04/2022 às 13:09
Busto de Álvaro Ribeiro foi colocado naquele ponto, voltado para a Rua Duque de Caxias, há 62 anos ( Dominique Torquato/ AAN)

Busto de Álvaro Ribeiro foi colocado naquele ponto, voltado para a Rua Duque de Caxias, há 62 anos ( Dominique Torquato/ AAN)

Mais de 50 dias depois da recolocação do busto do jornalista e educador Álvaro Ribeiro no Largo do Pará, Centro de Campinas, a placa que identifica o monumento como homenagem a uma das mais importantes figuras da cidade ainda não foi reposta pela Secretaria Municipal de Cultura. A peça em bronze voltou ao lugar de origem em março, depois de dois anos encostada em uma sala do Departamento de Parques em Jardins (DPJ).A demora gera críticas daqueles que lutam pela preservação do patrimônio. “Esperamos que o poder público faça a sua parte e recoloque a placa de identificação em seu devido lugar, visto que a original sumiu”, cobrou o motorista Maurício Barbieri, de 50 anos. Barbieri pediu explicações para a Prefeitura na semana passada sobre a demora na confecção da placa, que havia sido prometida pela Secretaria de Cultura para o início de maio. “Mas nada foi resolvido até então”, disse.O busto de Álvaro Ribeiro foi colocado naquele ponto, voltado para a Rua Duque de Caxias, há 62 anos. Filho de Maria Augusta e Antônio Joaquim Ribeiro, portugueses, Ribeiro nasceu em 1876 e viveu até os 53 anos. Fundou dois jornais, entre eles o Correio Popular, participou da fundação de outros dois, construiu e dirigiu um hospital para crianças pobres e dois colégios, o Cesário Motta e o Ateneu Paulista. Foi vereador por sete legislaturas consecutivas.Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Cultura informou que na primeira quinzena de junho a placa voltará ao busto. Segundo a pasta, os dizeres da placa foram pesquisados pela coordenadoria do setor patrimonial e a peça está sendo confeccionada. Os dizeres recuperados pelo patrimônio são: “Álvaro Ribeiro, exemplo inouvidável de dignidade e honradez, defensor intemerato do povo campineiro. Homenagem de sua terra natal”. “A secretaria aguarda a confecção da placa para imediata recolocação no busto”, informou a assessoria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por