Saiba como identificar uma simples 'bronca' com algo mais sério
Muito se fala em “assédio moral” e “assédio sexual” dentro de uma empresa, mas nem sempre isto está acontecendo de fato.
É importante saber identificar o que é uma simples 'bronca' de um superior ou apenas um comentário sem segundas intenções de algum colega.
Veja as dicas.
-Uma simples bronca não se caracteriza assédio moral.
Para se confirmar um caso de assédio moral, ofensas e agressões devem ser constantes.
-Assédio moral não acontece na entrevista de emprego.
o assédio moral ocorre durante o contrato de trabalho. No momento da entrevista pode ocorrer uma discriminação, que é diferente de assédio.
-Alvo de piadas e risadas de colegas, é ou não assédio?
Se for de maneira repetitiva e prolongada, com o objetivo de atingir a honra e a imagem do empregado, caracteriza sim. Caso contrário, procure levar na esportiva.
-Fofoca de corredor pode se tornar assédio moral?
Quando se torna ofensiva à honra, à imagem do empregado ou a sua boa fama, sim. Para isso a vítima (assediado) tem que provar que sofreu um dano, seja ele físico ou moral.
-O olhar ou uma cantada no ambiente de trabalho pode ser um assédio sexual?
Apenas quando favores de ordem sexual são impostos como condição clara para dar ou manter o emprego, ou usados para influir nas promoções na carreira ou para prejudicar o rendimento profissional, humilhar, insultar ou intimidar a vítima.
Veja também
Dicas para ser feliz na vida profissional Não há regras para ser feliz no trabalho, mas algumas dicas podem facilitar sua vida Os chefes da televisão no seu dia a dia no escritório Alguns perfis da ficção podem ser muito comuns na vida real Saiba avaliar se está na hora de mudar de emprego Especialistas apontam que o ideal é pesquisar bastante e manter discrição na busca 'Estratégia e Inovação nas Pequenas e Médias Empresas' é tema de palestra Evandro Di Todaro conduziu o assunto e teve grande adesão do público