FOGUETES

Brincadeira serve para aprender em Piracicaba

Estudantes transformam teoria em prática com lançamento de foguetes

José Ricardo Ferreira
30/04/2013 às 19:22.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:08
Estudante observa lançamento de protótipo na pista do CPA (Del Rodrigues/AAN)

Estudante observa lançamento de protótipo na pista do CPA (Del Rodrigues/AAN)

Grupos de estudantes lançaram, nesta terça-feira (30), protótipos de foguetes na pista do Clube Piracicabano de Aeromodelismo (CPA). A atividade reuniu 65 alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco - Assunção e é a parte prática das aulas de Física do professor Marcelo Teixeira.

No início da tarde os primeiros foguetes atingiram altura média de 20 metros, mas a meta era atingir no mínimo 30 metros de altura. Os protótipos de 300 g (basicamente de garrafas pet) foram lançados com água e ar comprimido.

Fenômenos como aerodinâmica, sustentação, movimento, centro de pressão e de massa do foguete fizeram parte da avaliação. Ao todo foram 19 grupos de estudantes e o mesmo número de foguetes. O objetivo é comprovar os conhecimentos repassados em sala de aula com a análise de algo concreto, segundo o professor.

A atividade foi realizada por ordem de equipes. O melhor lançamento será avaliado para configurar a nota do trabalho. O professor filmou a aula prática. Na sala de aula serão analisadas as etapas de lançamento dos foguetes. A expectativa era de um tempo mínimo de subida de 02s54.

“Quem chegar a essa marca, ganha nota. Quem não conseguir, vai precisar se virar para resolver o problema. Pura física”, desafiou Teixeira que agradeceu a parceria com o CPA. “Esse espaço é o ideal para essas atividades”, disse.

No ano passado aconteceram lançamentos, mas de forma menos técnica. O objetivo é que os estudantes consigam aprender física com descontração e espírito de equipe. O projeto foi proposto no início do ano letivo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por