AUTOS

Brilho renovado

Geração Y: Com estampa descolada e esportiva, novo Mercedes-Benz Classe A, se revela um carro surpreendente

Luis César de Souza Pinto
lcesar@rac.com.br
17/03/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:32

Nem pense em comparar o novo Classe A com aquele monovolume compacto lançado há mais de dez anos no Brasil e que teve uma carreira curta e com muitos altos e baixos (mais baixos, é verdade). Em sua terceira geração, que foi apresentada pela Mercedes-Benz à imprensa num evento paralelo ao Salão de Detroit (EUA), o Classe A se revela um carro totalmente novo. E surpreendente.

Em princípio, mudou de personalidade: enquanto as duas primeiras gerações eram bem caretas, o Classe A é, agora, um hatchback com estampa esportiva e jovial. Ou seja, na medida exata para conquistar uma nova faixa de consumidores que, na concepção da marca alemã, vai da geração Y aos “jovens de espírito”.

“O projeto nasceu a partir de uma folha em branco”, enfatiza o presidente da Daimler, Dieter Zetsche, numa alusão à mudança radical do modelo que nem por isso deixou de carregar traços presentes em outros Mercedes, como o CLS.

No interior, o novo Classe A combina refinamento e esportividade, com superfícies de acabamento galvanizadas em prata escurecido; saídas de ar no painel em forma de turbina de avião; bancos forrados em couro com costuras à mostra; e até um sistema com cabo de fibra óptica para ampliar a iluminação interna. O painel tem tela sensível ao toque que reúne informações e entretenimento, incluindo acesso às redes sociais.

O novo Classe A traz ainda dispositivos de segurança como o detector de sonolência e de prevenção contra colisões (que funciona por meio de radar) e é capaz de frear o carro sem interferência do motorista caso ele deixe de responder aos avisos emitidos pelo sistema.

O pacote inclui também os dispositivos de aviso de saída de faixa, de assistência a ponto cego e sensores de estacionamento, além dos já conhecidos controles de tração e estabilidade, freios ABS e airbags.

Seis motores

Na Europa e nos Estados Unidos, o novo Classe A terá seis opções de motorização: 1.6 com 122cv; 1.6 BluEfficiency, com a mesma potência do anterior, mas com menor emissão de poluentes; 1.6 de 156cv; 2.0, de 211cv; 1.8 (diesel) de 136cv; e 2.2 CDI (diesel) com 170cv. Com exceção das duas últimas, que têm câmbio de sete marchas, todas possuem transmissão automática de seis velocidades. Além disso, os motores dispõem de função ECO start/stop, que desliga e liga o carro automaticamente em paradas

A chegada do novo Classe A ao Brasil está prevista para abril e a primeira versão a ser lançada será a A200, com motor 1.6 turbo com injeção direta de 156cv, o mesmo que equipa o novo Classe B. Versão mais apimentada, a A250, com motor de 211cv, deverá chegar até o ano que vem. 

Aqui, o A200 terá dois padrões de acabamento, Style e Urban. O que muda entre eles são a

s rodas, os faróis de xenônio e os bancos com ajuste elétrico e aquecimento, entre outros detalhes. A meta da Mercedes-Benz é vender 1,4 mil unidades até o final de 2013, ou seja, uma média de 140 unidades por mês, o que daria ao Classe A o título de mais vendido da categoria.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por