Daniel Dias e Alan Fonteles concorrem, ao lado de Neymar, à premiação que será entregue na próxima segunda-feira
Principais nomes do esporte paralímpico brasileiro, o velocista Alan Fonteles e o nadador Daniel Dias serão os representantes do país - ao lado do jogador de futebol Neymar - no Laureus 2013, que premia os melhores esportistas de 2012 nas categorias: atleta masculino, atleta feminino, revelação, retorno, paratleta, atleta de ação e equipe. A cerimônia de premiação, que abre o calendário carioca de grandes eventos internacionais em 2013, será realizada nesta segunda-feira, 11 de março, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A escolha dos candidatos foi feita por mais de dois mil jornalistas de todo o mundo, enquanto os vencedores serão decididos pelos membros da Academia Laureus. Daniel Dias, que já teve a honra de conquistar o Laureus em 2009, reinou nas piscinas londrinas ao conquistar seis ouros e se tornar o maior medalhista paralímpico brasileiro em todos os tempos. Já Alan Fonteles foi o responsável pelo momento mais marcante dos Jogos de Londres ao vencer o até então imbatível Oscar Pistorius, nos 200m categoria T44.
Os adversários brasileiros na categoria paratleta de 2012 são Alex Zanardi (Ciclismo), David Weir (Atletismo), Johanna Benson (Atletismo) e Patrick Anderson (Basquete).
Indicado pela primeira vez, Alan Fonteles encomendou roupa de gala e sonha ganhar mais um prêmio, após o Brasil Paralímpico, oferecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ao melhor atleta do ano:
"Gostaria de ganhar, lógico. A indicação tem um significado muito grande para mim. O importante é que estou mais uma vez representando o Brasil, assim como o Daniel. É uma honra ser indicado, com apenas 20 anos, ao lado de atletas tão consagrados, afinal é o Oscar do Esporte.
Já mais acostumado com a disputa, Daniel Dias, indicado pela quinta vez (brasileiro que mais vezes foi indicado), acha gratificante participar novamente, além de ser um reconhecimento pelo excelente ano que teve. Ele não arrisca um palpite, nem aponta favoritismo:
"Grandes atletas estão participando e merecem, mas minha torcida é para o prêmio ficar no Brasil, comigo ou com o Alan.
A primeira edição do Prêmio Laureus foi realizada no ano de 2000 e, desde então, o Brasil já foi contemplado em seis oportunidades. São elas: Pelé (Feitos obtidos na carreira - 2000), Bob Burnquist (Atleta de Ação do Ano- 2002), Seleção Brasileira de Futebol (Equipe do ano - 2003), Ronaldo Nazário (Retorno do Ano- 2003), Daniel Dias (Paratleta do Ano - 2009) e Raí 2012 (Esporte pelo Bem - 2012).