O número de microempreendedores individuais vai chegar, ainda no mês de maio, a 3 milhões, de acordo com a presidenta Dilma Rousseff. Segundo ela, o Microempreendedor Individual (MEI), além de melhorar renda dos que aderem ao programa, contribui para a geração de emprego no país.
De acordo com a Lei Complementar 128/2008, que criou condições especiais para que o trabalhador informal legalize sua atividade, é considerado microempreendedor individual quem trabalha por conta própria e se formaliza como pequeno empresário.
“[Essas pessoas] estão aproveitando todas as facilidades que o programa oferece para formalizar seu negócio, sendo a maior delas o pagamento reduzido de impostos. Com isso, além de melhoram a própria renda, eles também contribuem para a geração de emprego no país, porque podem contratar ajudantes”, ressaltou Dilma, ao acrescentar que até agora 120 mil empregos foram criados por esses pequenos negócios.
A presidente lembrou ainda que a adesão programa garante uma redução de mais de 50% no valor mensal de contribuição para a Previdência. Os microempreendedores individuais contribuem com 5% do salário mínimo, o que equivale a R$33,90 em valores atuais, e garantem os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como licença maternidade, auxílio doença e aposentadoria.
Veja também
Atitudes que as empresas amam e odeiam em um funcionário Confira o que alguns especialistas falam sobre posturas no escritório que podem ajudar ou prejudicar você Universidade britânica tem bolsas de estudo para brasileiros Por enquanto, a oferta de bolsas da Northampton é para estudantes de mestrado Prêmio incentiva professores em pesquisas na área da educação Professores em busca de melhores formas de aprendizado agora têm incentivo Especialistas apontam as carreiras que mais causam depressão Profissionais da saúde, professores e até artistas são as carreiras mais stressantes