Técnico Marcelo Veiga trabalha para clube alcançar uma das duas vagas disponíveis
O Botafogo está a sete pontos de conquistar seu principal objetivo: uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Esta é a projeção do técnico Marcelo Veiga, que tem total confiança no potencial do Tricolor para confirmar o retorno a uma competição nacional após três anos. “Nossa campanha está nos credenciando a buscar essa vaga na Série D. Acreditamos que com mais duas vitórias e um empate estaremos confirmados, sem sombra de dúvida”, disse Veiga.
Pelas contas do treinador, o Botafogo, que hoje é o quarto colocado no Paulistão com 21 pontos, precisará ter pelo menos 28 ao final da primeira fase para carimbar o passaporte à Série D. E para isso, ele já mira o confronto diante do Linense, em 23 de março, no estádio Santa Cruz. “Essa é uma briga direta que temos contra o Linense. Com certeza, será o jogo mais importante em nossa caminhada. Uma vitória irá consolidar a nossa vaga”, analisou.
Além de Botafogo e Linense (17 pontos), também estão disputando uma das duas vagas na Série D os “sem calendário” Penapolense (16), Paulista (13), Mirassol (12), São Bernardo (12), XV de Piracicaba (10), Ituano (10), Atlético Sorocaba (9) e União Barbarense (6).
A Série D teve sua primeira edição criada em 2009 e desde então o Campeonato Paulista é utilizado como torneio classificatório. O Estado de São Paulo tem direito a duas vagas, portanto os dois melhores times qualificados no Paulistão, a exceção daqueles que já participam das outras três divisões do Brasileiro.
O Pantera volta a jogar no domingo (17), às 18h30, contra o Paulista, no estádio Jayme Cintra.
LIBERADO
O zagueiro Cris foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) com apenas um jogo de suspensão pela expulsão na partida contra o São Caetano, no dia 2 de março. O atleta havia sido citado no artigo 254-A, por agressão física, e poderia pegar um gancho de quatro a doze jogos.
Como já cumpriu suspensão automática na última rodada, o capitão está liberado para jogar neste domingo (17), contra o Paulista. Porém, Cris ainda se recupera de estiramento na panturrilha esquerda e é dúvida para o duelo.
VEJA O QUE A PONTUAÇÃO DOS CLUBES QUE FORAM PARA SÉRIE D:
Campeonato Paulista 2009*:
Mirassol – 7º colocado, com 28 pontos
Paulista – 12º colocado, com 20 pontos
Ituano – 13º colocado, com 20 pontos
Campeonato Paulista 2010:
Botafogo – 7º colocado, com 31 pontos
Oeste – 9º colocado, com 26 pontos
Campeonato Paulista 2011:
Oeste – 6º colocado, com 31 pontos
Mirassol – 7º colocado, com 30 pontos
Campeonato Paulista 2012:
Mogi Mirim – 6º colocado, com 35 pontos
Mirassol – 9º colocado, com 25 pontos
Obs.: Em 2009, foi o primeiro ano de realização da Série D do Brasileiro e na ocasião três times paulistas se classificavam para o torneio.