PAULISTÃO

Botafogo encara Palmeiras e um longo tabu de 21 anos

Última vez que o Pantera derrotou o adversário da capital foi em 1992, por 1 a 0, no estádio Santa Cruz

Luís Augusto
19/03/2013 às 21:37.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:56

Se quiser se manter pela terceira rodada seguida no G4 do Paulistão, o Botafogo terá de quebrar um jejum de quase 21 anos sem vencer o Palmeiras, nesta quarta-feira (20), às 19h30, no estádio do Pacaembu. O último triunfo contra o Verdão aconteceu em 10 de setembro de 1992, por 1 a 0, no estádio Santa Cruz, também pelo Estadual. Desde então, 14 partidas foram realizadas entre os dois, com nove vitórias para o time da capital  e cinco empates. 

Mais difícil do que bater o Palmeiras é derrotar o oponente em São Paulo. A última oportunidade em que o botafoguense comemorou a vitória fora de casa foi há quase 28 anos. No dia 3 de julho de 1985, o Pantera foi ao Palestra Itália e superou o adversário por 2 a 1, pela primeira fase do Campeonato Paulista. Em toda a história, o Tricolor venceu apenas duas vezes o adversário. Em 47 jogos, o Verdão conquistou 35 vitórias e ainda aconteceram dez empates.

Mesmo com a dificuldade histórica, a confiança no Botafogo não é abalada. “Nós sabemos que o Palmeiras é um time grande e tem jogadores de qualidade, mas eles vão enfrentar um time forte do Botafogo e vamos jogar para vencer”, afirmou o goleiro Rafael.

O técnico Marcelo Veiga concorda com as palavras do camisa 1 e espera que sua equipe aproveite o momento de instabilidade vivido pelo Palmeiras para voltar a surpreender fora de casa. “O Botafogo tem uma possibilidade real de brigar pelo G4 e vamos em busca disso. Porém, a gente sabe que a responsabilidade da vitória é toda do Palmeiras. Temos de ser inteligentes.”

Após a atuação apagada contra o Paulista, na última rodada, o lateral-esquerdo Raí foi retirado da delegação do Botafogo, que está em Atibaia, para retornar a Ribeirão e priorizar o trabalho de condicionamento físico. “O Raí ainda não está com as suas condições ideais porque chegou, não fez a pré-temporada e está sentindo bastante. Acredito que ele precise de uns dez dias para cuidar da parte física”, disse o treinador, que deve optar pela improvisação do meia Fábio Gama na lateral.

O lateral-direito Daniel e o zagueiro César Gaúcho, livres de suspensão, retornam ao time. Já o volante Zé Antônio pode ser poupado pelo treinador por estar com dois cartões amarelos e dar lugar a André. Veiga se preocupa em não perder o jogador para o duelo contra o Linense neste sábado (23), no duelo contra um adversário direto pelas duas vagas na Série D do Brasileiro.

DESFALCADO

A principal novidade na lista de relacionados do técnico palmeirense Gilson Kleina é o zagueiro André Luiz. Contratado do Nancy, da França, o defensor foi convocado pela primeira vez e pode fazer sua estreia pelo Verdão. Por outro lado, o time não poderá contar com o zagueiro Maurício Ramos, que cumpre suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o São Caetano. Kleina deve optar pelo recuo de Vilson para atuar ao lado de Henrique. O principal desfalque é o meia Valdívia, que sofreu uma lesão na coxa direita e ficará afastado por um mês.

RETROSPECTO ENTRE PALMEIRAS E BOTAFOGO NA HISTÓRIA

103 jogos

61 vitórias do Palmeiras

13 vitórias do Botafogo

29 empates

203 gols marcados pelo Palmeiras

90 gols marcados pelo Botafogo

FICHA TÉCNICA

Campeonato Paulista 2013 – 13ª rodada – 19h30

Palmeiras x Botafogo

Estádio do Pacaembu, em São Paulo

Árbitro: Aurélio Santanna Martins

Palmeiras

Fernando Prass; Weldinho, Henrique, Vilson e Marcelo Oliveira; Charles, Márcio Araújo, Patrick Vieira e Wesley; Leandro e Kleber.

Técnico: Gilson Kleina

Botafogo

Rafael; César Gaúcho, Igor e Preto Costa; Daniel, Gilmak, Zé Antônio (André), Danilo Bueno e Fábio Gama; Nunes e Francis.

Técnico: Marcelo Veiga

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por