MEIO AMBIENTE

Bombeiros de Ribeirão reforçam efetivo para controlar queimadas

Corporação atende média de oito ocorrências do tipo por dia; Zona Leste tem maior incidência

Duda Pereira
eduardo.pereira@gazetaderibeirao.com.br
08/05/2013 às 18:33.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:14

O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto vai reforçar seu efetivo para atender o alto número de queimadas no período de estiagem. A medida faz parte da Operação Corta-Fogo, que vai até o dia 31 de outubro. Neste mês de maio, a corporação tem atendido cerca de oito ocorrências de queimadas em áreas verdes por dia.

“Teremos reforço com o efetivo administrativo, que ficará de sobreaviso em apoio operacional. A escala será empenhada conforme necessidade”, informou o Corpo de Bombeiros, em nota.

Os bairros da Zona Leste são os que mais preocupam os bombeiros. Jardim Paiva, Ribeirão Verde, Jardim Manoel Pena, São José, Candido Portinari, Assentamento Índio Galdinho e extensão da Avenida Celso Charuri são os pontos com maior incidência de queimadas. A grande presença de áreas de vegetação nativa nestes locais pode explicar tal concentração.

Segundo a corporação, a imprudência e negligência dos moradores ainda são as principais causas das queimadas. Os incêndios criminosos também ocorrem, mas dependem de investigações para serem identificados. “Só com o flagrante no início do incêndio é possível haver detenção”, disse a nota.

Se o responsável pelo fogo for identificado, pode ser conduzido ao Distrito Policial. Se for indiciado por crime ambiental, a pena cabível é de seis meses a um ano detenção, ou pagamento de multa.

Os focos de incêndio podem ser informados aos Bombeiros pelo telefone de emergência 193.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por