Vamos ser honestos: não é todo dia que encontramos a Vera Fischer num botequim. A Juliana Paes, então, nem se fala. Já a Dercy Gonçalves, coitada, ninguém quer mais levar à mesa e seu nome foi educadamente riscado da lista – entre a freguesia, não são poucas as sugestões para substituir o lugar da falecida humorista.
Por falar em humor, poucos também são os lugares de Campinas em que o riso tem cadeira cativa no cardápio tanto quanto os petiscos e as porções. Começa pelo octogenário proprietário Fernando, um piadista de mão-cheia, desses seres capazes de tirar sorrisos entusiasmados de todos ao redor até quando vai pra cozinha. É dele, aliás, a receita do sanduíche que leva o nome da Vera Fischer: alichela, tomate, queijo prato, rosbife e copa. Juliana Paes foi sugestão dos homens famintos da casa e tem o pernil como ingrediente principal.
Mas fui até lá mesmo, mais uma vez com o parceiro Xingu, para provar a divina costela do boteco. Nem Adão resistiria. Feita na pressão e levada à estufa com regalias extras, a porção faz qualquer marmanjo babar de tanto desejo. Isso sem contar o já clássico e indispensável pimentão recheado, servido sempre aos sábados, e o pezinho de porco, atração das quintas-feiras.
Hoje, o Bar do Fernando tem nas mãos do jovem chef Thiago, neto do proprietário, a garantia de que ainda há muita piada pra ser contada na birosca. Porque de estresse o mundo já está cheio e vou logo abraçando o slogan que o boteco lançou em forma de camiseta recentemente: Keep calm and go to Bar do Fernando.
BAR DO FERNANDO
Rua Piedade, 5, Chácara da Barra,
f. (19) 9343-7179. Aberto de segunda
a sexta, das 11h às 22h; sábado,
até as 20h; e domingo, até as 14h.