CONTROVÉRSIA

Bispo exige retratação de padre por discurso

Padre Beto faz comentários sobre fidelidade e bissexualidade no YouTube e desagrada Igreja

Carolina Bataier
25/04/2013 às 17:57.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:46
O padre Beto, durante discurso veiculado em canal do YouTube (Reprodução)

O padre Beto, durante discurso veiculado em canal do YouTube (Reprodução)

Em janeiro deste ano, o Padre Beto Daniel, de Bauru, deu entrevista a um canal do YouTube na qual falava, entre outros assuntos, sobre casamento, bissexualidade e fidelidade.

As declarações acabaram incomodando representantes da Igreja Católica e, nesta semana, o site da Diocese de Bauru do Divino Espírito Santo publicou uma nota assinada pelo bispo Dom Caetano em que ele determina que o Padre Beto Daniel se retrate até a próxima segunda-feira (29). Ainda segundo o texto, a retratação deve ser feita pelas redes sociais na internet, meio, segundo o qual, Beto teria feito declarações “que ocorrem em desacordo com os ensinamentos da Igreja”.

Um dos vídeos que teria causado o desconforto já havia sido tirado do ar há alguns dias. O outro estava no ar ainda nesta quinta (25). Logo no início da gravação, o entrevistador pergunta: “Hoje em 2013, acredita que vocês sacerdotes têm mais liberdade para expor seus posicionamentos mesmo que contrários à igreja?” e Beto responde: “Se nós não tivéssemos, eu não estaria sendo filmado neste momento”. Mais para frente, padre Beto fala abertamente e sem condenações sobre relacionamentos homossexuais. Ele também questiona o conceito de fidelidade entre um casal.

"O que não pode é a traição. Uma pessoa que tem um relacionamento extraconjugal e que esse relacionamento é aceito pelo cônjuge, aqui existe fidelidade. O que é fidelidade? Fidelidade é transparência", declara o padre durante o vídeo.

Padre Beto disse à imprensa que ainda está pensando sobre qual decisão tomar. Na tarde desta quinta, o segundo vídeo foi tirado do ar pelo responsável, que pediu desculpas ao padre por meio de página na internet.

"Acabei me tornando o pivô de uma situação em que o senhor está sendo prejudicado na coisa que o senhor mais ama", disse o dono do canal do YouTube.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Diocese de Bauru:

"Tendo em vista os recentes pronunciamentos do padre Roberto Francisco Daniel (padre Beto) em páginas pessoais da internet, que têm provocado escândalo junto aos fiéis, agora, extrapolando-se o âmbito diocesano e indo para o mundo aberto da mídia eletrônica; tendo em vista, sobretudo, o conteúdo desses pronunciamentos que ocorrem em desacordo com os ensinamentos da Igreja no campo da doutrina, da moral e dos costumes; tendo em vista que não em poucas oportunidades o Bispo Diocesano já lhe vem alertando sobre seus pronunciamentos; e tendo em vista o diálogo realizado no dia 23 de abril, na Cúria Diocesana, sobre o assunto, determino ao padre Beto a retirar de imediato tudo o que estiver na mídia, com palavras e imagens relativas a estas suas declarações. Determino a se retratar através do mesmo meio utilizado (site, Facebook e YouTube), no prazo até 29 de abril de 2013, confessando humildemente que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos costumes ensinados pela Igreja.

Nossa Diocese, que caminha rumo ao Jubileu de Ouro de sua fundação, encontra-se em oração permanente, suplicando ao Divino Espírito Santo, seu padroeiro, que ilumine nossas mentes e nossos corações para caminharmos na busca da conversão, da santidade, da comunhão e da paz.

Dom Frei Caetano Ferrari, ofm, Bispo Diocesano de Bauru."

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por