Empresário participou de momentos importantes relacionados à sustentabilidade; ajudou a fundar importantes instituições e participou ativamente do Instituto Ethos
Livro descreve também a grandiosa jornada intelectual que o Brasil percorreu nas últimas cinco décadas ( Divulgação)
Nunca na Solidão -Ética, Sustentabilidade e o Surgimento da Nova Política na Biografia de Ricardo Young, terceiro livro do escritor e jornalista Rogério Godinho, será lançado às 19h de sexta-feira (22) na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Campinas. O livro que conta a história do empresário Ricardo Young, descreve também a grandiosa jornada intelectual que o Brasil percorreu nas últimas cinco décadas — desde o golpe de 1964 à abertura política, o fim da ditadura e retomada da democracia, até as últimas eleições para presidente — sempre fazendo a relação entre ética e sustentabilidade. A publicação apresenta o tema através de histórias para prender a atenção do leitor.O desafio de Godinho foi convencer Ricardo Young a contar a sua história. “Escolhi o Ricardo que é uma fonte importante e um bom personagem para contar essa história. Não foi fácil convencê-lo porque não tinha planos de ter uma biografia, porque já tinha um livro falando da história da família dele, a família Yázigi.” Com o projeto do livro pronto, segundo Godinho, Young viu que o livro é uma oportunidade de contar a história de um novo pensamento político e de recuperar a história da sustentabilidade no Brasil e no mundo. E como a sustentabilidade se relaciona com a questão ética. Young participou de momentos importantes relacionados à sustentabilidade. Ajudou a fundar importantes instituições e participou ativamente do Instituto Ethos, que defende a ética nas corporações. Passou também a militar em prol da defesa do meio ambiente. “A ideia da biografia é de que a melhor forma de passar a mensagem é por meio da narrativa. Poderia fazer um livro sobre a história da sustentabilidade. Eu preferi fazer a narrativa centrada num personagem porque acredito que o leitor absorve melhor os conceitos”, disse. A obra também explora a questão da nova política. Baseada nos conceitos de ética, sustentabilidade, transparência, inteligência e participação coletivas, essa nova prática destaca-se como tendência global, com especial força na Europa, segundo o autor. No Brasil, Young desmistificou a imagem comum dos empresários como pessoas preocupadas apenas com o lucro, ao se posicionar publicamente apoiando projetos sociais.