Muita gente já me escreveu para perguntar sobre o Cine Bijou. Adorei o nome, nada sabia sobre a casa e fui pesquisar. Descobri que tanto o Bijou como o Cine Recreio abriram suas portas em 1909. Já em 1910 surgiram o Cinema Salão Caritas e o Teatro Carlos Gomes (Cassino), e depois o Cine Radium (1911).
Foto: O Cine Bijou foi inaugurado em 1909, na Barão de Jaguara, na época denominada Rua Direita O Cine Bijou foi inaugurado em 1909, na Barão de Jaguara, na época denominada Rua Direita O Cine Bijou (esq.) se localizava na Rua Barão de Jaguara, na época denominada Rua Direita. Foi inaugurado em 27 de março de 1909. Pertenceu primeiramente à Empresa Ribeiro Júnior, depois Penteado & Proença, e, em 1913, a Mario Penteado. O Bijou teve, entre seus atrativos, a orquestra de moças dirigidas pela violinista francesa Eugênia Franc.
Já o Pavilhão Coliseu Taurino, uma casa de diversões que apresentava touradas, circo de cavalinhos, luta romana e outros entretenimentos da época, foi inaugurada em 1905 em um rústico barracão. A partir de 1916, após a realização de reformas e seguindo a ascensão dos cinemas em Campinas, passou a funcionar como sala de exibição, com o nome de Cine Coliseu.
Tinha capacidade para 2 mil pessoas e era dirigido pela dupla Luiz Vianna & Bianchi. Ficava na esquina das ruas César Bierrembach e Irmã Serafina. Com o Plano Prestes Maia de remodelação urbana, o cinema fechou as portas em 1944, e foi demolido em 1946.
Inaugurado em 8 de maio de 1909, o Recreio tinha entre suas atrações a orquestra de Moreira Lopes. Inicialmente no cruzamento das ruas Dr. Quirino e Conceição, seu teto veio abaixo, mas o acidente não registrou grandes transtornos, já que a sala estava fechada. Em seu lugar surgiu o Éden Variedades, que posteriormente se transformou em Cine Radium.
Vale lembrar que o Cine Rink, inicialmente uma casa de espetáculos especializada em patinação, na Barão de Jaguara com Conceição, desabou em 16 de setembro de 1951, causando mortes e luto na cidade.
OUTROS
Cine do Externato São João
O Externato São João foi fundado em 1909, e as suas sessões de cinema funcionavam sob a direção e a orquestra do Padre José dos Santos.
Cinema Salão Caritas
Inaugurado em 1910, localizava-se na Rua Sacramento e não durou muito.
Cine Radium
Inaugurado em 23 de setembro de 1911, o Cine Radium ficava no cruzamento da Rua Dr. Quirino com a Rua Conceição, onde anteriormente fora o Cine Recreio, e pertencia à empresa Manga & Cia.
Cine República
Foi inaugurado em 1º de janeiro de 1926, no prédio que pertencera à Viscondessa de Campinas, e que também funcionara como Grupo Escolar, sob a administração da Empresa Coelho & Muniz. Ficava no Largo da Catedral, esquina das ruas Francisco Glicério e Costa Aguiar, possuía 2 mil lugares, e foi destruído por um incêndio sem vítimas, em 1944.