Dia 12 de outubro, além de ser uma data religiosa em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, na década de 20 instituiu-se também o Dia da Criança.
E quando não são os brinquedos, o presente favorito das crianças são bichinhos de estimação. Geralmente os filhotes cachorros, gatos, hamster, pássaros e peixinhos são os preferidos. Não importa a espécie do animal, eles acabam virando, em algumas situações, presente para as crianças no dia 12 de outubro.
Mas é importante se atentar para alguns detalhes., pois ao se tratar de um ser vivo, o animal quando comprado ou adotado deve ser visto como tal.
Responsabilidade na hora de presentear
Segundo a psicóloga Alessandra Gonçalves Martão, presentear uma criança com um animal de estimação pode ser uma boa forma de trabalhar a construção de vínculos. “Comprar ou adotar um bicho e presentear uma criança pode ser uma forma de fazer com que esse indivíduo se sinta responsável por cuidar de um outro ser.” No entanto, a psicóloga também alerta que é necessário conversar com o filho (a) sobre essa decisão e principalmente sobre a responsabilidade pelos cuidados básicos do pet, como colocar comida, ajudar a limpar, passear e todas as atitudes pertinentes para o desenvolvimento adequado desse relacionamento.
Ao optar por presentear uma criança com um animal, vale lembrar que um cão vive em média 13 anos, enquanto os gatos podem chegar a 20 anos de vida.
O mercado de pets
No Dia das Crianças, o apelo emocional das lojas é ainda mais forte e os petshops também aproveitam a tendência de compras nesse período.
Dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet) apontaram o número mundial de US$76 bilhões que o setor de petshops movimentou somente em 2010. No Brasil esse número alcançou a marca dos R$11 bilhões.
O Brasil é hoje o segundo maior mercado pet do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Leia mais sobre o assunto clicando aqui
Como surgiu o Dia das Crianças
Um político da época teve a ideia de criar um dia para as crianças e por meio de um decreto, no dia 5 de novembro de 1924 foi oficializada a data.
Porém, somente em 1960, depois de uma bem sucedida estratégia comercial entre duas marcas voltadas para crianças é que a data ganhou força, e desde então o Dia da Criança é comemorado todos os anos no dia 12 de outubro.