Em partida disputada ao meio dia para ter mais visibilidade o mercado asiático em dia de ano novo chinês, o Barcelona fez o espetáculo, goleando o Getafe por 6 a 1 com uma atuação de gala do meia Andres Iniesta, neste domingo, pela 23ª rodada do Campeonato Espanhol.
Com o resultado, o time catalão abriu 12 pontos de vantagem sobre o vice-líder Atlético de Madrid, que mais tarde neste domingo visita o Rayo Vallecano (8º).
Os catalães também mantêm uma vantagem de 15 pontos sobre o arquirrival Real Madrid (3º), que no sábado atropelou o Sevilla por 4 a 1, com três gols do astro português Cristiano Ronaldo.
Desta vez, Messi anotou 'apenas' um gol, mas mesmo assim o time catalão deu um show que empolgou os cerca de 90.000 torcedores que lotaram o Camp Nou apesar da horário inusitado (o Barcelona não jogava ao meio dia desde 1965).
Na hora de entrar em campo, duas meninas chinesas entraram junto com os jogadores do Barça e o time do Getafe vestiam agasalhos com uma mensagem de ano novo escrita em chinês.
O time catalão se deu ao luxo de deixar no banco titulares como Xavi Sergio Busquets, Pedro e Cesc Fábregas, mas Iniesta estava em grande forma e desequilibrou a partida com seus passes luminosos, anotando um gol e participando diretamente de outros três.
Com seis minutos de bola rolando, o meia deu um grande lançamento para o chileno Alexis Sánchez abrir o placar.
Sete minutos depois, Iniesta voltou a surpreender a defesa do Getade com outro lançamento preciso para Thiago Alcântara, que ajeitou a bola de primeira para Messi fazer 2 a 0.
Este foi o 35º gol do argentino, que deixou sua marca nas 13 últimas partidas que disputou com o Barla no Campeonato Espanhol.
O show catalão continuou no segundo tempo e o atacante David Villa anotou o terceiro aos 13, após receber um bom passe de Jordi Alba.
O jovem Christian Tello fez o quarto aos 34 com um belo chute de fora da área, poucos minutos depois de entrar em campo no lugar de Sánchez.
Álvaro Vázquez fez o gol de honra do Getafe aos cinco minutos, mas Iniesta e Piqué deixaram sua marca nos minutos finais para deixar o jogo com placar de set de tênis (6 a 1).
A única nota negativa para o Barcelona na partida foi uma contusão no joelho do lateral brasileiro Adriano, que no intervalo teve de ser substituído por seu compatriota Daniel Alves.
Em outra partida disputada neste domingo, a Real Sociedad (6º), que há três rodadas tornou-se o primeiro (e único) time a derrotar o Barça nesta edição do Campeonato Espanhol, confirmou sua boa fase atual ao vencer por 2 a 1 no campo do Zaragoza (16º).
Já o Athletic Bilbao (14º) voltou a decepcionar diante da sua torcida ao sofrer uma humilhante goleada de 4 a 0 diante do Espanyol (13º) em plena 'Catedral' de San Mames.