Depois que o Evoque tirou do eixo o design quadradão dos carros ingleses, a Land Rover começa a dar pinceladas de modernidade em toda sua linha. O novo Freelander, que desembarca no Brasil este mês, é mais um modelo que acaba de passar por esse processo de rejuvenescimento. Outra novidade do Freelander 2013 é o motor 2.0 turbo, a gasolina.
A repaginada externa deu um toque mais contemporâneo ao jipão, mas teve o cuidado de preservar os conceitos originais do modelo. A mudança inclui faróis traseiros e dianteiros em LED, com desenho completamente reformulado; faróis de neblina com acabamento brilhante e desenho mais esportivo; e grade frontal escurecida para acentuar o visual dinâmico.
Na cabine, as novidades trazem mais refinamento, além de criar uma sensação de amplitude ao ambiente e de facilitar a vida do condutor. Uma tela de 5 polegadas foi posicionada entre o velocímetro e o conta-giros e mostra o funcionamento do veículo em detalhes. Já o painel principal é uma tela de 7 polegadas sensível ao toque onde é possível interagir com o rádio, o GPS, ter imagens da traseira quando a marcha à ré é engatada, entre outras funções.
O freio de estacionamento passa a ser eletrônico, enquanto o sistema Terrain Response – que adapta o carro para enfrentar diversos tipo de terreno – agora tem acionamento por meio de botões em linha, em vez do giratório. O Frelander também ganhou tecnologia de ignição sem chaves.
Outra sistema é a “Say What You See”, que mostra ao motorista os comandos que ele deve pronunciar para controlar os sistemas de áudio, navegação por satélite, telefonia e climatização. Os avisos são visualizados na tela em formato “passo a passo”.
Sinfonia para os ouvidos
Para quem curte uma sonorização de alta perfomance, o Freelander 2 passa a ser equipado com o sistema de som Meridian, em duas opções: 380W com 11 altofalantes ou 825W com 17 alto-falantes e apenas 0,02% de distorção. Ambas são equipadas com subwoofers para melhorar a qualidade de frequências graves.
O sistema oferece conectividade com iPod e USB, além de reproduzir CD/DVD de áudio e streaming de áudio via Bluetooth, que permite reproduções de músicas pelos seus telefones celulares ou por componentes com a mesma tecnologia.
Fôlego de 240 cavalos
Na mecânica o novo Freelander, que ainda não teve seu preço divulgado, passa a contar com a opção de motor a gasolina, o 2.0 turbo de 240 cv de potência e 34,6 kgfm de torque, a mesma que equipa o Evoque.
A versão a diesel continua a mesma, o 2.2 SD4 de 190 cv. Ambas as versões são equipadas com transmissão automática de seis velocidades.
Ambas as versões são equipadas com transmissão automática de seis velocidades.