RICARDO ALÉCIO

Bandeirada para a Indy

Ricardo Alécio
igpaulista@rac.com.br
09/02/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:13
ig-RICARDO ALECIO (CEDOC)

ig-RICARDO ALECIO (CEDOC)

Bandeirada para a Indy 1

Campinas voltou a figurar como uma das candidatas a abrigar uma etapa da categoria intermediária da Fórmula Indy americana, a Indy Lights. A cidade está numa lista de três municípios brasileiros que estão na mira de investidores norte-americanos ligados à Indy animados com o sucesso da etapa paulista da categoria principal, realizada em São Paulo, e com o bom momento da economia brasileira, revela uma fonte da coluna. Porto Alegre e uma cidade do Nordeste são as outras duas concorrentes. Pode ser que as três sejam contempladas com uma etapa da prova.

Bandeirada para a Indy 2

Mas Campinas estaria “um passo à frente” na disputa por causa da parceria firmada pelo governo Jonas Donizette (PSB) com a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Exportação e Investimento, ligada ao governo federal. A Apex mantém contrato com os organizadores da IndyCar e desenvolve a promoção de produtos e serviços brasileiros durante as corridas. A ideia é construir um autódromo para as provas e, para isso, representantes da Indy procuram terrenos na cidade. Eles também devem procurar Jonas nos próximos dias.

A frase

Acredito que em até seis meses poderemos ter esses policiais na cidade. Com relação nova Seccional, está tudo correndo.

Fernando Grella Vieira, secretário de Estado da Segurança Pública, ao falar sobre aumento de efetivo e a nova Delegacia Seccional durante visita a Campinas, anteontem.

Volta anterior

A Indy já esteve muito perto de vir para Campinas na gestão do então prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT). Na oportunidade, a coluna noticiou a articulação. A cidade entrou no páreo com São Paulo e Ribeirão Preto, mas, por questões políticas – e outras nem tão políticas assim -, as negociações não prosperaram e Gilberto Kassab (PSD), à época prefeito da Capital, levou a melhor.

Sucessão na Unicamp

A disputa pela Reitoria da Unicamp, prevista para março, terá mesmo quatro candidatos. Os nomes são o do ex-reitor José Tadeu Jorge, o do atual diretor da Faculdade de Medicina, Mário José Abdalla Saad, o do historiador e atual vice-reitor, Edgar Salvadori De Decca, e o do engenheiro José Claudio Geromel. Os dois primeiros são os favoritos, mas a briga promete ser boa. Quem convive na universidade e já vive o clima eleitoral aposta em segundo turno. A conferir.

Nota da Rota...

Em nota, a Rota das Bandeiras informa que o fechamento do acesso da Rodovia D. Pedro I ao Parque das Universidades, em Campinas, “não se trata” de uma “decisão unilateral da concessionária”, como a coluna afirmou ontem. Segundo a nota, o bloqueio definitivo da via é o “resultado de tratativas do Ministério Público do Estado de São Paulo com a Rota das Bandeiras e representantes do poder público municipal (incluindo a Emdec), da PUC-Campinas, da Universidade Estadual de Campinas e do Hospital Madre Theodora”, além de ser “uma questão de segurança viária”.

...e comentário

Mas, pelo jeito, as “tratativas” não estão tão tratadas assim, já que tanto o hospital quanto a PUC pretendem entrar na Justiça contra o fechamento do acesso. Além disso, não está clara a falta de segurança no local nem como será absorvido o grande fluxo de veículos que terão de percorrer alguns quilômetros a mais por causa do bloqueio.

História

O presidente da Câmara de Campinas, o presidente da Casa, Campos Filho (DEM), recebeu ontem integrantes da Academia Campinense de Letras. Eles foram pedir a apresentação de um projeto que inclua a história de Campinas na grade curricular das escolas públicas do município.

Os equilibristas

Os prefeitos da região estão quebrando a cabeça para equilibrar as contas neste início de mandato. O problema é que, na maioria dos municípios, a arrecadação já não vinha bem há alguns meses e neste ano também não tem sido lá essas coisas. A expectativa é quanto ao início da cobrança do IPTU e aos primeiros repasses do IPVA, que podem dar algum alívio às finanças. Enquanto isso, a ordem é chapéu na mão e cinto apertado. Sobrou até para o Carnaval, que será mirradinho, mirradinho...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por