'The Bass Player' reúne 10 canções, sendo duas inéditas e as demais da antiga banda
Das dez faixas de 'The Bass Player', oito são de autoria de Gaspa, sendo duas inéditas: Sobre o Outono e Rosa dos Ventos (Divulgação)
Em seu primeiro disco solo, o baixista Ricardo Gaspa reúne canções gravadas ao longo da carreira com o Ira!, seu ex-grupo, com resgate acústico e participações especiais. The Bass Player chega cinco anos depois do fim da banda, funcionando até como um recurso saudosista para os fãs do rock’n’roll produzido pelo Ira!. Gaspa é parceiro na composição de clássicos do repertório do grupo paulistano, como 'Tarde Vazia' e 'Tanto Quanto Eu', além de canções nem tão conhecidas assim como 'Ciganos', 'O Tolo dos Tolos', 'Tudo de Mim' e 'Mistério'.
Das dez faixas de 'The Bass Player', oito são de autoria de Gaspa, sendo duas inéditas: Sobre o Outono e Rosa dos Ventos. Essas canções foram compostas em parceria com Ricardo Alpendre, com quem atua no projeto Os Alquimistas, grupo de rock estilo anos 50 que Gaspa mantém desde 2007. Apenas uma breve explicação: em função do lançamento do disco solo, o baixista preferiu tirar o seu nome da banda — então batizada de Gaspa & Os Alquimistas —, prevendo se ausentar de algumas apresentações.
Fora as duas canções inéditas, as demais ganharam novas versões para o álbum, que conta com convidados especiais como Marcelo Nova, Wander Wildner e Flávio Landau. “Eu não quis centralizar em um só cantor. Por falar nisso, eu queria deixar claro que eu não sou cantor. Então virou essa festa, uma bagunça”, diz Gaspa.
Marcelo Nova empresta sua voz e identidade a 'Outono 65', que ganhou um toque rockabilly. O cantor aparece ainda em 'Tanto Quanto Eu', uma das primeiras músicas gravadas pelo Ira!, que ainda conta com a participação ao piano de Adriano Grineberg.
O gaúcho Wander Wildner participa em 'O Tolos dos Tolos', composição de Gaspa e Edgard Scandurra, e na balada 'Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro'. E o cantor e compositor mineiro Flávio Landau dá seu toque romântico a 'Mistério' e em 'Tudo em Mim', outros sucessos do Ira! da parceria Gaspa/Scandurra. As faixas também contam com o vocal de Karol Sun.
O projeto
Gaspa conta que o projeto surgiu de maneira bastante natural, uma vez que ele praticamente só tem tocado baixo acústico há cinco anos. “Não foi nada planejado. No final do ano passado, eu estava em São Carlos tocando e me sugeriram fazer um disco. Foram aparecendo as ideias. Comecei a pesquisar o que eu tinha de composição, algumas até que não foram muito aproveitadas. Queria um trabalho autoral, não só em cima das coisas do Ira!. Fui brincando com as músicas”, revela. O disco já está à venda, mas o lançamento oficial está previsto para 15 de maio, no Bourbon Street Music Club, em São Paulo.
O álbum 'The Bass Player' está disponível para compra no site de vendas do músico no endereço http://gaspathebassplayer.mercadoshops.com.br