SÃO VICENTE

Baixada Santista registra segunda morte por gripe H1N1

Criança de um ano, que estava internada em Santos, morreu nesta sexta-feira (26)

Nara Assunção
26/04/2013 às 17:41.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:37

A gripe A H1N1 fez mais uma vítima na Baixada Santista. De acordo com a prefeitura de São Vicente, uma criança de um ano, que estava internada em Santos, morreu na manhã desta sexta-feira (26). A doença foi confirmada na quinta-feira pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Este é o segundo caso na região de morte pela gripe nesta semana. Nesta quinta-feira (25), uma jovem de 19 anos — que estava internada desde o dia 15 de abril no Hospital Ana Costa — morreu. Gestante, assim que entrou no hospital foi submetida a uma cesárea de emergência. O bebê, que nasceu de 7 meses, continua na UTI neonatal do hospital, em estado estável.

Prevenção

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde, as recomendações de alerta e medidas de prevenção individual devem ser seguidas como a lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis ao tossir e espirrar, além de atenção especial com crianças, gestantes e puérperas, portadores de doenças crônicas (cardiopatias, síndromes metabólicas, pneumopatias, em especial asma brônquica, nefropatias, etc.) e idosos.

De acordo com a cartilha da Secretária de Saúde, ao surgirem sinais e sintomas de influenza (gripe) ou resfriado, como febre, tosse e dor de garganta, o ideal é que as pessoas não tomem remédios por conta própria, uma vez que os sinais e sintomas podem ser mascarados, dificultando o diagnóstico. Dessa forma, recomenda-se que o paciente procure o serviço de saúde mais próximo para assistência médica, esclarecimento diagnóstico e tratamento adequado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por