Pesquisa aponta que arrumar as malas para embarcar entre agosto e novembro está mais barato do que o ano passado
( Divulgação)
Agosto marca o início da baixa temporada do turismo no Brasil e a boa notícia é que neste ano, em função das promoções feitas em grande escala pelas redes hoteleiras e companhias aéreas, os pacotes de viagens estão, em média, até 30% mais baratos que o mesmo período de 2014. A redução está relacionada à meta dos hotéis em manter a ocupação em alta em um período que, tradicionalmente, a movimentação já é menor. A constatação é baseada em um levantamento feito pela CVC. Segundo explica Valter Patriani, Vice-Presidente de Vendas, Produtos e Marketing da CVC, as reduções têm conseguido manter as vendas aquecidas. A operadora registrou alta de 12,1% em reservas confirmadas neste 1º semestre de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014. O executivo explica que o setor de turismo tem resiliência: as famílias já incorporaram o hábito da viagem na cesta de consumo e a experiência da CVC mostra que os clientes adaptam a viagem ao seu orçamento. Ou seja, o “destino dos sonhos” está sendo substituído, atualmente, pelo “destino que cabe no bolso”, e neste sentido os destinos turísticos que oferecem a melhor relação custo x benefício ganham destaque. É por isso também que, além dos pacotes de 8 dias que visam atender aos consumidores de férias, estão surgindo os roteiros reduzidos, para as “viagens de escapada”, com duração de 3 e 4 dias. São opções de viagens que também visam ampliar a frequência de viagens entre os consumidores, além das férias.Quase 40% dos clientes que viajam com a CVC ao longo do ano optam por viajar no período da Baixa Temporada no Brasil, que compreende os meses de abril a junho e de agosto a novembro. Além de gastar menos, viajar na baixa temporada tem outra série de vantagens: os aeroportos estão mais tranquilos; as atrações sem filas; áreas de lazer e alimentação dos hotéis menos disputadas e as praias, mais calmas.