VIRACOPOS

Azul fecha acordo para instalar centro de manutenção de aeronaves

Adriana Leite
30/10/2013 às 19:08.
Atualizado em 26/04/2022 às 09:22

A Aeroportos Brasil Viracopos fechou nesta quinta-feira (30) acordo ontem com a Azul Linhas Aéreas para a instalação de um centro de manutenção de aeronaves da companhia no aeroporto de Campinas. O investimento será de R$ 200 milhões e devem ser gerados mil empregos. Outras cinco cidades também estavam disputando o empreendimento. Os hangares que serão construídos no sítio aeroportuário de Viracopos vão ser usados para a manutenção da frota de jatos Embraer. Hoje, os serviços são realizados no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.Como ainda não há um documento assinado oficialmente, formalizando a negociação, a Azul não quis falar sobre o assunto. Pela manhã, em São Paulo, o presidente do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, havia afirmado que buscava um acordo com a empresa que permitisse instalar o centro em Campinas.Viracopos é a base de operações da companhia no Brasil e, para Neeleman, será importante para a empresa que a manutenção seja realizada no terminal que concentra o pátio de aeronaves. A Azul tem um centro de serviços no Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte para a frota de ATRs (turbo-hélices). O espaço usado em Porto Alegre pertencia à Varig.Na lista das cidades que queriam abrigar o centro de manutenção da Azul há cidades paulistas, mineiras e baianas, mas Campinas tinha a preferência pois recentemente foi inaugurada a Universidade Azul ao lado do terminal campineiro. “O nosso centro de treinamentos fica ao lado de Viracopos. Em breve teremos quatro simuladores no local. O ideal seria ter o centro de manutenção próximo. Vamos gerar mais de mil empregos”, disse. AmpliaçãoO empresário avaliou que a ampliação do aeroporto vai aguçar o apetite de companhias internacionais por Viracopos e deve aumentar o número de voos para outros países. A expansão trará novas oportunidades de negócios para a companhia. A Azul estuda fazer parcerias com as aéreas internacionais para compartilhamento da malha. “Estamos conversando com empresas como a TAP, que tem voos internacionais em Viracopos”, disse.Outro fator que pode abrir espaço para a Azul é o fim do acordo da TAM com a Star Alliance (grupo de empresas aéreas que atuam em parceria em várias partes do mundo). “Dialogamos com o grupo para realizarmos code share (compartilhamento) com os voos que temos no Brasil. A nossa malha é a maior do País. Podemos fazer os acordos individualmente sem fazer parte da Star Alliance”, comentou.

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