Construção de túnel servirá para a ampliação da pista de pousos e decolagens do Leite Lopes
Thomaz Alberto Whatelly não precisará mais ser desviada para ampliação da pista (Cedoc/RAC)
A Avenida Thomaz Alberto Whatelly, que passa ao lado do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, terá uma passagem inferior, uma espécie de túnel, para permitir a ampliação da pista do terminal em 500 metros. Com isso fico afastada a possibilidade de desvio da avenida, como projetado anteriormente.
A informação é do engenheiro Ivo Colichio Júnior, da Coordenadoria de Projetos da Prefeitura, que participou nesta terça-feira (30), em São Paulo, de uma reunião com técnicos da Dersa. Também participaram do encontro técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, Secretaria de Obras Públicas, Daerp e Transerp.
“Vamos manter o sistema viário do local para atendimento das empresas ali instaladas e usuários do Parque Permanente de Exposições”, disse Ivo Colichio. Ele explicou que a passagem inferior é uma exigência das normas de segurança da aeronáutica. “Mas com o novo projeto, a avenida terá continuidade”, apontou.
Segundo o engenheiro, a mudança não deve significar aumento de custos para o município, que ficou de arcar com R$ 25 milhões para as obras, mas o governo estadual deve gastar um pouco mais. “As obras ainda não estão orçadas, o que deve ocorrer com a finalização dos projetos”, disse.
Colichio também afirmou que o governo estadual tem pressa para iniciar as obras de ampliação da pista e que os trabalhos devem começara ainda neste ano. Em visita a Ribeirão Preto na segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também informou que as obras devem começar logo, porque os armazéns da Tead Brasil estão em estágio adiantado.